Dom Orani Tempesta será o novo arcebispo do Rio de Janeiro
Saiu ainda pouco no GLOBO Online a notícia de nomeação do novo Arcebispo do Rio de Janeiro. Esperamos que Dom Orani João Tempesta contribua para o diálogo religioso e para a Paz na nossa cidade do Rio de Janeiro.
Confira a matéria:
O Papa Bento XVI designou o atual arcebispo de Belém, dom Orani João Tempesta, de 58 anos, para assumir a Arquidiocese do Rio de Janeiro em substituição ao cardeal Eusébio Oscar Scheid, que renunciou ao cargo por motivo de idade. O anúncio deve ser feito ainda hoje pela Nunciatura Apostólica, em Brasília, espécie de embaixada da Santa Sé. De perfil moderado, Dom Orani é apontado dentro da CNBB como um conciliador e grande especialista em comunicação. Em outubro de 2004 foi eleito Arcebispo de Belém, no Pará. Antes, foi bispo de Rio Preto, no interior de São Paulo. Atualmente, ele preside a Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB. O novo arcebispo do Rio deve assumir sua nova função no dia 19 de abril.
A nomeação foi anunciada nesta sexta-feira ao meio dia do horário de Roma (8h em Brasília). Normalmente, as nomeações para bispos no Brasil são anunciadas nas quartas-feiras.
Em maio de 2007, o jornalista Jorge Bastos Moreno antecipara em sua coluna no jornal O GLOBO que o nome de Orani Tempesta já era cotado como o candidato mais forte para a sucessão do cardeal Eusébio.
Dom Orani nasceu em 23 de junho de 1950, na cidade de São José do Rio Pardo, São Paulo. Ele ingressou na Ordem Cisterciense, no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, no dia 20 de janeiro de 1968, iniciando seu noviciado no dia 1º de fevereiro de 1968, tendo emitido seus primeiros votos no dia 2 de fevereiro de 1969.
Realizou seus estudos eclesiásticos em São Paulo, na Faculdade de Filosofia no Mosteiro de São Bento, de 1969 a 1970, e no Instituto Teológico Pio XI, dos religiosos salesianos. No dia 2 de fevereiro de 1972 fez sua profissão solene na ordem. Sua ordenação presbiteral foi em 7 de dezembro de 1974, aos 24 anos.
Dom Orani foi ainda vice-prior do Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo no período de 1974 a 1984, quando foi nomeado prior pelo Capítulo da Congregação em Roma, tendo permanecido até sua elevação a abade, em 1996.
Fonte: OGLOBO
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Cidadania, História
Pingback: Novo Arcebispo do Rio encerra visita à cidade e volta a dizer que violência não terminará em pouco tempo | Visão Carioca()