Um jeito de ver o Mundo….

Carnaval com segurança e comodidade!

20 fev 2009

Oba, é Carnaval! Nas últimas semanas, o Visão Carioca divulgou os blocos de rua para você curtir, os desfiles no Sambódromo e o que há de melhor no Rio de Janeiro nesta época fascinante. Modestamente, os cariocas podem sentir orgulho de ter um dos maiores espetáculos do mundo a céu aberto. Divulgamos as dicas de saúde e segurança que devem ser seguidas para que todos aproveitem ao máximo a folia. Tudo pronto. O clima agora é de alegria, mas infelizmente estamos sujeitos a momentos desagradáveis, como furtos e violência. Aí vai uma dica importante para os turistas que vão estar hospedados nos hotéis da cidade: a possibilidade de fazer um registro de ocorrência sem sair do hotel.

No Rio, turista pode fazer BO no hotel, sem ir à delegacia

Por Fábio Grellet – Rio

Os hóspedes dos hotéis do Rio de Janeiro que são vítimas de algum crime e não querem perder tempo registrando a ocorrência na delegacia podem fazer isso sem sair do hotel, preenchendo um formulário em que se identificam e narram o crime. Esse documento é encaminhado à delegacia responsável, onde é registrado.
Será o primeiro Carnaval com o novo sistema, que começou a ser testado no final do ano e se tornará permanente nos 162 hotéis filiados à Abih-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).

“Muitas vezes o turista não está disposto a registrar o caso, então criamos esse formulário para que ele narre o que aconteceu sem precisar gastar tempo nem ir à delegacia”, diz Sérgio Nogueira, superintendente da Abih-RJ. A vítima só deverá ir à delegacia se for chamada para identificar um suspeito.

Os hotéis encaminham os registros à associação, que os reúne e periodicamente os encaminha à polícia. “Por enquanto não há uma periodicidade determinada. Quando reunimos uma quantia grande de casos, enviamos os relatos à polícia.”

“Essa iniciativa é importante porque, sem registro, não podemos prender ninguém, mesmo se soubermos quem é o autor do crime. Afinal, sem registro oficial não há vítima, e, sem vítima, não há crime”, diz Daniel Mayr, delegado-assistente da Deat (Delegacia Especial de Apoio ao Turismo). Segundo ele, isso permite à polícia fazer um levantamento mais exato do número de turistas vítimas de crime no Rio.

Além desse formulário, outro mecanismo adotado pelos hotéis para proteger e orientar seus hóspedes é uma rede de comunicação por um canal exclusivo de rádio que interliga empresas de turismo a órgãos de segurança -polícias Civil e Militar, bombeiros e Guarda Municipal. Principalmente a essas duas iniciativas é atribuída a redução do número de assaltos a estrangeiros registrados pela Deat: 1.261 em 2007 e 999 em 2008 -queda de 20%.

No Carnaval, o BPTur (Batalhão de Polícia do Turismo), da PM, contará com 210 homens na rua e 40 em serviços internos. A Deat vai remanejar seus 48 policiais para ampliar a equipe de atendimento. Esses órgãos são especializados no atendimento ao estrangeiro.

Fonte: Folha On Line. Matéria publicada dia 11/02/2009. www.folha.com.br

Aguardem. Na próxima semana falaremos sobre o que rolou de melhor no Carnaval do Rio e seguiremos com nosso Famtour pela cidade.

Thaise Gomes

Thaise Gomes é formada em jornalismo. Trabalha há cinco anos em marketing, na área de turismo. Nascida no Rio de Janeiro, em Laranjeiras, sempre viveu nesta cidade. Sua experiência com turismo permitiu que conhecesse várias regiões do país, mas sempre levando o espírito Carioca. Sugira pautas para o Visão Carioca, pelo e-mail: thaisemaria@gmail.com .

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Dicas, Evento, Famtour, Turismo