Um jeito de ver o Mundo….

Parabéns Cidade Maravilhosa!

27 fev 2009

Dizem por aí que o ano no Brasil só começa depois do carnaval. Mas quem pensa que o clima de festa acabou, se engana, pelo menos no Rio ainda há o que comemorar. Depois de um animado feriadão, embalado pelos tambores do Salgueiro, a agitação dos blocos de rua e dias ensolarados, a festa continua. Dia 1° de março, domingo, a cidade vai completar 444 anos. A tradicional comemoração que ocorre todos os anos na Rua da Carioca será amanhã (sexta-feira) e no domingo segue a festividade no Cristo Redentor.

A festa, organizada pela SARCA (Sociedade dos Amigos da Rua da Carioca e Adjacências), começa por volta das 11:00 h da manhã, com a apresentação da Banda da SARCA. Em seguida, a Orquestra Bianchini, com tradição de mais de 20 anos, prestigia a cidade com um repertório bem carioca. Como em toda festa de aniversário, o Rio vai ganhar um bolo (enorme) com 15 metros de comprimento. A comemoração se estende também a dois centenários, ao da cantora Carmem Miranda e do Cinema Íris, tradicional e suntuoso cinema da Rua da Carioca, conhecido pela exibição de filmes eróticos e festas jovens.

Segundo Roberto Cury, presidente da SARCA, neste ano, as duas personalidades que vão receber uma homenagem, por serem autênticos cariocas, será a cantora Alcione e o prefeito Eduardo Paes. “O casal escolhido receberá o título de ‘Mais carioca do Rio’ representado pela faixa e um chapéu. As presenças estão confirmadas”, garante Cury.

A Secretaria Municipal de Transportes informa no site da Prefeitura, que a partir da 00:00 h desta sexta-feira, 27 de fevereiro, até às 16:00 h, estarão interditadas ao tráfego a Rua da Carioca (entre a Rua Uruguaiana e a Avenida República do Paraguai), a Rua da Assembléia e a Avenida Nilo Peçanha (entre a Rua da Carioca e a Avenida Rio Branco). Exceto os veículos dos moradores e os usados para emergências. Na Avenida Nilo Peçanha (entre a Rua da Carioca e a Avenida Rio Branco), os pontos das linhas de ônibus 217, 226 e 229 serão transferidos para a Avenida Rio Branco, lado direito, entre a Rua da Carioca e a Avenida Nilo Peçanha. A festividade conta com o apoio do Sindilojas-Rio, CDLRio e Fecomércio / RJ.

No domingo, a cidade recebe os parabéns aos pés da estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, aproximadamente às 11:30 h. A Banda da SARCA e o bolo de 4 metros e 44 centímetros vão animar a comemoração.

Dica: vale lembrar que sábado é o Desfile das Escolas de Samba Campeãs do Carnaval carioca, no Sambódromo. Ainda há ingressos disponíveis. Informações na Central Liesa de Atendimento. Telefone: 2233-8151.

Thaise Gomes

Thaise Gomes é formada em jornalismo. Trabalha há cinco anos em marketing, na área de turismo. Nascida no Rio de Janeiro, em Laranjeiras, sempre viveu nesta cidade. Sua experiência com turismo permitiu que conhecesse várias regiões do país, mas sempre levando o espírito Carioca. Sugira pautas para o Visão Carioca, pelo e-mail: thaisemaria@gmail.com .

  • Lêda Maria
    Gostei muito do que foi postado “Parabéns Cidade Maravilhosa”, porque estando de molho em casa eu posso acompanhar, os eventos que serão realizados amanhã dia 1º de março onde a nossa Cidade Maravilhosa completa 444 anos de existência.
    Parabenizo a jornalista pelo estilo que escreve que é bem carioca.
    E, assim como o Rio de Janeiro todos nós amanhã também estamos de parabéna, por vivermos nessa cidade tão maravilhosa e que graças a Deus temos bons motivos para comemorar.
    Vamos lá pessoal, vamos nos unir e que amanha dia 1º de março todos nós possamos ter um dia com muita Paz!