Um jeito de ver o Mundo….

Estréia na Lapa: um show de brasilidade

12 fev 2009

“Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite”. E de um domingo, de uma segunda, de uma terça… Ainda mais o turista que vem ao Rio para curtir as férias, reencontrar familiares, ou até mesmo a negócios. Para os visitantes, a cidade tem muitas atrações para conhecer durante o dia: praias, mirantes, museus, estádios de futebol, parques, além dos pontos turísticos tradicionais, como o belíssimo Corcovado. Mas, e à noite? Os turistas esperam assistir um bonito show ou ter um lugar descontraído para dançar. O Rio é referência nacional nos roteiros de shows de grandes bandas e cantores. Com apresentações no Maracanã, Apoteose, Citibank Hall, Morro da Urca, Canecão, entre outras casas de qualidade. Mas um espetáculo com música e performance, como nos tempos de Carmem Miranda, faz falta no roteiro cultural carioca.

A boa notícia é que a cidade acaba de ganhar um espetáculo glamoroso. Estréia hoje (dia 11/02), Brasil, na casa de shows Cabaret Brasil, no bairro mais boêmio do Rio, a Lapa. A direção e coreografia são do talentoso Jaime Arôxa. As encenações e danças apresentadas por um grupo de 30 bailarinos revelam a história, arte, folclore e ritmo de nosso país. Há momentos do espetáculo que são teatralizados, como a chegada dos portugueses ao Brasil e a abolição da escravatura. As danças mostram a cultura e a diversidade do povo brasileiro, desde os rituais indígenas, passando pelos ritmos do Nordeste, como o frevo, maracatu, xaxado e forró, até o samba carioca.

Diferentemente de outros shows, o “Brasil” conta um pouco da cultura do país, não somente os estilos musicais, mas fatos históricos. Nas noites de segunda e terça-feira desta semana, o Cabaret Brasil realizou a pré estréia para quase 400 agentes de viagens, guias e operadores de turismo. Como informou Luciana Costa, responsável pelas reservas, é muito importante ter a opinião dos profissionais de turismo, porque são eles que estão frequentemente em contato com o público. Para iniciar o espetáculo, Jaime Arôxa, agradeceu a presença de todos e falou sobre a inspiração e os preparativos para o projeto. “O que mais encanta ao turista é a história do nosso país, a capacidade do brasileiro de sorrir, mesmo com tantas dificuldades”, revela Jaime.

Durante uma hora e meia o público é brindado com as cores, ritmos, harmonia e movimentos presentes nas imagens projetadas no telão, nos passos do corpo de balé e nos 300 figurinos elaborados para representar o Brasil. Na opinião do operador de turismo Flávio Valle, a localização é ótima e o show é envolvente. “É leve, gostoso de ver, sem figurinos luxuosos. O que impera mesmo são os talentosos bailarinos e as coreografias muito bem elaboradas por Jaime Arôxa, que se esforçam para cumprir cada movimento no pequeno palco da casa. Destaque para o Frevo, Parintins, e as bonecas do Forró”, conta Flávio.

No Rio, atualmente as opções semelhantes – não iguais! – é a casa de show Plataforma, no Leblon, com mais de 20 anos de tradição, e o espetáculo da Cidade do Samba, na Gamboa. As diferenças estão nos estilos, já que o Cabaret Brasil enfatiza os belos movimentos dos bailarinos e os outros as luxuosas fantasias e o autêntico “samba no pé”. O Rio precisava de bons shows para os turistas, como os que outrora faziam sucesso. Como o Star Brazil, no Scala Rio, que encerrou suas apresentações em 2005, assim como o Estação Rio, no Clube Olímpico em Copacabana; o Sambão & Sinhá, em Copacabana, que fechou no fim da década de 80; o Oba Oba, de Sargentelli, que teve anos de glória num casarão no Humaitá, de 1966 a 1991 e o Brazilian Follies, sensação da década de 70 no saudoso Hotel Nacional. Nostálgicos e bons tempos.

Mas, o Rio pode se animar, porque a novidade lançada a alguns dias do Carnaval, o Cabaret Brasil, promete animar as noites dos turistas e dos cariocas diariamente, no horário de 22:00 às 23:30 h, valorizando o melhor do brasileiro, a alegria e a riqueza cultural . Assim é a Cidade Maravilhosa, sempre reinventando a sua própria história.

Cabaret Brasil. Rua Mem de Sá, 331. Lapa. Reservas pelo telefone: (21) 2232-1521.

Thaise Gomes


Thaise Gomes é formada em jornalismo. Trabalha há cinco anos em marketing, na área de turismo. Nascida no Rio de Janeiro, em Laranjeiras, sempre viveu nesta cidade. Sua experiência com turismo permitiu que conhecesse várias regiões do país, mas sempre levando o espírito Carioca. Sugira pautas para o Visão Carioca, pelo e-mail: thaisemaria@gmail.com .

Postado por:
Categorias:
Dicas, Famtour, Fim de semana, Música, Show, Turismo
  • Luzia Inês
    Adorei saber da nova casa de shows do Rio e os comentários precisos e bem elaborados da jornalista Thaise, que tornaram muito fácil imaginar o clima do lugar, deixando “água na boca” de quem ainda não o conhece. Em breve espero poder aproveitar de uma noite agradável no Caberet Brazil.
  • Pingback: brasilidade.net - Estréia na Lapa: um show de brasilidade | Visão Carioca()

  • Pingback: brasilidade.net - Estréia na Lapa: um show de brasilidade()