Bloco Limpeza 2009: Carnaval sem Sujeira!
Dia 14 de fevereiro de 2009 – sábado, de 10 às 13 horas nas praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio, Sepetiba, Ilha de Paquetá e Saquarema.
Pelo quinto ano consecutivo o Carnaval de 2009 será marcado por um mutirão de voluntários que estará nas praias cariocas conscientizando os banhistas a respeito do microlixo deixado na orla. A campanha Bloco Limpeza 2009, que acontecerá no dia 14 de fevereiro, sábado, das 10 às 13 horas, vem com a sua ala de sacos plásticos biodegradáveis e compostáveis (fabricadas a base de milho), coletando gimbas de cigarro (o inimigo número um das praias em todo o mundo, segundo a ONU – UNEP), tampinhas de garrafa, cotonetes, canudinhos, palitos, preservativos e muitos outros detritos deixados nas areias das praias.
Os integrantes do Bloco Limpeza 2009 distribuirão folders explicativos que informarão como esse microlixo pode prejudicar e matar por asfixia ou inanição os animais marinhos e contaminar a areia, prejudicando a qualidade da vida humana.
Como um Alerta Pré-Carnavalesco, o enredo será o campeão dos campeões: “Carnaval com Praias Limpas!”. Empresas, ONGs, funcionários, alunos, professores, biólogos, banhistas, quiosqueiros, ambulantes, barraqueiros, atletas e muitas crianças estarão juntos neste grande arrastão da limpeza, em prol da educação e conscientização ambiental.
Estamos, portanto, convocando a todos a participar e dar sua contribuição neste carnaval para manter as praias limpas. Essa é uma iniciativa do tipo “mãos à obra”, que cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Qualquer pessoa interessada pode ajudar, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento.
O Bloco Limpeza 2009 é uma realização do Projeto Limpeza Na Praia, do Instituto Ecológico Aqualung, e conta com o Patrocínio da Cintra e o Apoio da Chemtech / Siemens; Outback; Wise Up; Sushi Carioca; . Unicard-Unibanco; Jeep Tour; Aqualung; Projeto Orla – Ministério do Meio Ambiente e Planejamento da União / Governo Federal; Antilhas; BASF-SA; NGO Clean Up The World; ABIH-RJ; Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio; Video Clipping Produções; Agência Rio de Notícias; . Programa Na Praia; Aqualittera; Amigança Produções; UFRJ-Surf; OI FM; Daijo; Comlurb; Guarda Municipal; CEA Marapendi |. Revista Surfar. [. Apoio de mídia: Portal Fator Brasil Canal do Meio Ambiente].
Pontos de Encontro: Sempre com início às 10 horas e término às 13 horas, em todos os pontos.
Praia de Copacabana: No Posto 6 andando até a Rua Santa Clara.
Praia de Ipanema: – Arpoador andando até a Rua Garcia D`Ávila.
Praia da Barra da Tijuca: – Quebra-Mar andando até a Barraca do Pepê.
Praia do Recreio:- Praça do Pontal (Praça Tim Maia).
Praia de Sepetiba: – No coreto.
Ilha de Paquetá- Praia da Moreninha.
Saquarema (Região dos Lagos – RJ): – Praia de Itaúna.
Participe! Seja voluntário e lute por um carnaval sem sujeira!
Mais informações:
Anna Turano e Hildon Carrapito
coordenadores do Projeto Limpeza Na Praia
E-mail: limpezanapraia@institutoaqualung.com.br / instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br
Fonte: Fator
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Cidadania, Dicas, Educação, Evento, Investimento, Meio Ambiente, Saúde