Um jeito de ver o Mundo….

Seminário sobre Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

05 dez 2008

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, no dia 8 de dezembro, o seminário “Diálogos no enfrentamento à violência sexual contra a mulher: Um desafio para as políticas sociais”. O evento, que começa às 8 horas, reunirá cerca de 100 profissionais de saúde no Hotel Atlântico Copacabana.

Na ocasião, serão apresentados os resultados da pesquisa “Avaliação dos Núcleos de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual nas maternidades municipais do Rio de Janeiro”. Pioneira no estado, a pesquisa pretende analisar e avaliar a incorporação dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde – por intermédio da Norma Técnica de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual, de 2005 – e adotados pelo município, ininterruptamente, há 20 anos.

Serão expostos também dois novos produtos: a segunda edição do álbum sobre a prevenção da violência sexual contra mulher, que será distribuído a todas as unidades da SMS, e a atualização de um site sobre o mesmo tema, voltado para os profissionais de saúde.

O tema discutido no seminário é um grave problema social, que aflige muitas mulheres. Até agosto de 2008, as maternidades municipais registraram 228 atendimentos de emergência por violência sexual. O Hospital Maternidade Fernando Magalhães (HMFM) concentra mais da metade dos casos, totalizando 128. Em 2007, foram registrados 238 atendimentos e em 2006, 269.

A SMS pretende diminuir o número de abortos legais realizados a partir do fornecimento de contracepção de emergência que reduziria o índice de gravidez em decorrência de estupro. Essa ação tem apontado para resultados positivos: a procura de mulheres por aborto está decrescendo. Em 2008, a violência sexual foi a justificativa para 3 abortos legais no HMFM. No ano passado, foram 8.

Todas as maternidades da rede municipal de saúde são aptas a realizar o atendimento às mulheres que sofrem este tipo de violência. Médicos e enfermeiros realizam o exame físico e adotam as medidas necessárias, tais como suturas, aplicação de vacinas antitetânicas, medicações analgésicas e exames laboratoriais de urgência. Além disso, é oferecida contracepção de emergência, medicamento necessário à profilaxia de hepatite B e doenças sexualmente transmissíveis, incluindo a AIDS. Às pacientes e aos seus parentes é também ofertado acompanhamento psicológico para a recuperação emocional do trauma sofrido.

O seminário “Diálogos no enfrentamento à violência sexual contra a mulher: Um desafio para as políticas sociais” é uma parceria entre a SMS, a Escola de Serviço Social da UFRJ e a ONG CEPIA (Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação).

O Hotel Atlântico Copacabana fica na Rua Siqueira Campos, 90, em frente à estação do metrô.

PROGRAMAÇÃO

8h – Credenciamento

8h30 – Mesa de Abertura

9h – “Atuação da Secretaria Municipal de Saúde no enfrentamento à violência sexual contra a mulher”

Dra. Ruth Floresta Mesquita – Gerência do Programa de Saúde da Mulher da SMS

9h30 – “Avaliação dos Núcleos de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual nas maternidades municipais do Rio de Janeiro”

Profª Dra. Ludmila Fontenele Cavalcanti – Núcleo de Saúde Reprodutiva e Trabalho feminino da ESS / UFRJ

10h – Comemoração pelos 10 anos do Núcleo de Saúde Reprodutiva e Trabalho Feminino da ESS/URFJ

10h15 – Coffee Break

11h – A Experiência do Programa Iluminar Campinas – Cuidando das vítimas de violência sexual

Dra. Verônica Gomes Alencar de Lima e Moura

11h30 – Ações do IPAS Brasil no enfrentamento à violência sexual contra a mulher

Dra. Leila Adesse – IPAS BRASIL

12h – Lançamento do álbum seriado (2ª edição)

Fonte: Prefeitura do Rio

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Educação, Evento
  • Jéssica Machado
    Só queria saber uma coisa só
    esse evento é fechado somente aos profissionais
    de saúde?
    Muito Obrigada pela sua atenção!!!