Um jeito de ver o Mundo….

Roupa Nova no Canecão

15 nov 2008

O Roupa Nova , formado por Cléberson Horsth, Kiko, Nando, Paulinho, Ricardo Feghali e Serginho, representa uma das bandas mais bem sucedidas no cenário musical brasileiro, com uma história registrada do início da década de ‘70 com vários sucessos em novelas, mostrando um histórico de muito sucesso ao longo de todos esses anos.
Tudo começou na década de ‘70, quando realizavam inúmeros bailes. Nessa época, havia um grupo chamado ‘Os Famks’, cuja formação já contava com o Cleberson e Nando. Mais ou menos nessa época também, em outro grupo, o ‘Los Panchos’, tocavam Paulinho, Kiko e Ricardo. Aos poucos, o pessoal foi se conhecendo e dando início ao que seria o Roupa Nova.
Em 1974, Paulinho acabou entrando para os ‘Famks’, seguido pelo Kiko, uma semana depois. Em 1976, ‘Famks’ acabou ganhando a presença de mais um integrante, Ricardo. Nesse momento, a formação do ‘Famks’ já contava com quase todos os integrantes do atual Roupa Nova.

O último a entrar para o ‘Famks’ foi Serginho, em 1978. Nessa época, ele havia gravado um compacto com duas músicas, das quais uma fazia parte da novela ‘Pecado Rasgado’. Assim, com a entrada de Serginho, estava definida a formação que mais tarde viria a se chamar Roupa Nova. Com o ‘Famks’ eles chegaram a gravar dois discos: o primeiro em 1975 e o segundo em 1978. Os dois discos, porém, não trouxeram o sucesso esperado.


MUDANÇA DE NOME

No começo dos anos ‘80, em uma gravação para a Rádio Cidade, do Rio de Janeiro, eles conheceram o produtor Mariozinho Rocha, que surpreso com a qualidade musical do grupo, sugeriu que eles trocassem o nome da banda, por achar pouco comercial o nome ‘Famks’. O nome foi mudado para Roupa Nova, por sugestão de Milton Nascimento, que compôs uma música de mesmo nome, presente no primeiro CD da banda. Após a mudança e lançamento do primeiro disco, pela gravadora Polygram, em 1981, eles passaram a ganhar maior destaque e começaram a aparecer mais no cenário musical, que já contava com grupos como ‘A Cor do Som’ e ‘14 Bis’. O grupo começou a alcançar sucesso e teve o clipe da música “Canção de Verão” exibido no Fantástico da Rede Globo. O êxito se repetiu no segundo disco, em 1982.

A música “Anjo”, do terceiro disco (1983), representou um novo momento na carreira do grupo e o sucesso era cada vez maior. Em 1984, já na gravadora BMG, emplacaram o sucesso Whisky a Go-Go, tema de abertura da novela ‘Um Sonho a Mais’ da Rede Globo. Em 1985, eles lançam o quinto disco, que faturou prêmios da indústria fonográfica. Destacando-se “Show de Rock’n Roll”, seguindo com “Trem Azul”, “Linda Demais” e “Dona” – esta última um tremendo sucesso composto por Sá e Guarabyra, tema da inesquecível viúva Porcina na novela ‘Roque Santeiro’, sendo declarada por Regina Duarte como seu hino.

Assim, o Roupa Nova continuava a emplacar hits nas paradas de sucesso até o fim da década de ‘80 com os LP’s “Herança”, de 1987, e “Luz”, de 1988. No final deste ano, a banda começa os primeiros passos para a sua carreira internacional, tocando por vários países da América do Sul, Estados Unidos e em Portugal, porta de entrada da Europa.

DÉCADA DE 90

O início da década de ‘90 trouxe outro grande sucesso: ‘Coração Pirata’, do disco “Frente e Versos” tema também da atriz Regina Duarte na novela ‘Rainha da Sucata’. Em 1991, lançam o primeiro disco ao vivo, que trazia os grandes sucessos tocados ao vivo e mais duas músicas inéditas que acabaram entrando na trilha da novela ‘Felicidade’.

Em 1993, lançam o disco “De Volta ao Começo”. Nesse meio tempo, em 1992, foi lançada uma coletânea com alguns dos sucessos cantados em espanhol, porém não foi divulgada no Brasil.

Em 1994, eles tiveram um novo salto na carreira, com o lançamento do disco “Vida Vida”, que trazia ‘A Viagem’, música de abertura da novela de mesmo nome e que até hoje tem sua execução garantida em todo o Brasil.

Estando na gravadora BMG desde o disco de 1984, o último trabalho lançado por eles foi o “6/1” em 1996. Em 1997, mudaram para a gravadora Warner/Continental e lançaram o CD “Através dos Tempos”.

Em 1999, e em gravadora nova, desta vez na Universal Music, resolveram mudar um pouco o som do grupo e buscar novas sonoridades. Assim, eles lançaram o CD “Agora Sim”, quase todo composto por regravações de seus antigos sucessos, porém com novos arranjos totalmente diferentes dos originais. Em 2001, foi lançado o CD “Ouro de Minas”, um trabalho em homenagem aos compositores mineiros, todo ele também composto de regravações.

ROUPA NOVA MUSIC

Depois de um período de 3 anos sem lançar nenhum novo trabalho, o Roupa Nova resolveu inovar e lançar um trabalho acústico, gravado em CD e DVD (o primeiro registro em vídeo oficial da banda). Este novo trabalho marcou também o lançamento do próprio selo da banda, a Roupa Nova Music, após acordo amigável com a antiga gravadora que ficou encarregada de fazer a distribuição do trabalho.

Gravado no Olympia em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril de 2004, o acústico deu uma nova roupagem às músicas de maior sucesso da banda. O ROUPAcústico, como foi chamado este projeto, foi tão bem recebido que em pouco mais de um mês de lançamento, conquistou o CD e DVD de Ouro. Além da própria discografia, o Roupa Nova também tem uma participação muito ativa em estúdio, tendo gravado com uma grande variedade grande de artistas, de Milton Nascimento à Sandy e Júnior, passando por José Augusto, Michael Sullivan e Paulo Massadas, Joanna, Fagner, entre outros.

Assim, com uma discografia extensa, inúmeras coletâneas, mais de 20 temas de novelas e parcerias com inúmeros artistas, o Roupa Nova tem sua importância e seu lugar reservados na história da música brasileira.

PrÊMIOS

  • Prêmio Billboard Latino – Melhor Álbum do Ano, por Rebelde (2006)
  • Prêmio Billboard Latino – prêmio do público
  • CURIOSIDADES

  • Ele afirma que sua carreira musical se encerrará com o disco Skylab X.
  • Além de músico e compositor, Rogério Skylab também escreve poesias.
  • TRABALHOS

    1981 – Roupa Nova
    1982 – Roupa Nova
    1983 – Roupa Nova
    1984 – Roupa Nova
    1985 – Roupa Nova
    1987 – Herança
    1988 – Luz
    1990 – O Melhor do Roupa Nova
    1990 – Frente e Verso
    1991 – Roupa Nova ao Vivo
    1992 – The Best em Español
    1993 – De Volta ao Começo
    1993 – Minha História
    1994 – Vida Vida
    1995 – Novela Hits
    1996 – Seis Por Um
    1997 – Atrás dos Tmpos
    1998 – 20 Grandes Sucessos
    1999 – Agora Sim
    2001 – Sem limites
    2001 – Ouro de Minas
    2002 – Roupa Nova Gold
    2004 – Deixa o Amor Acontecer
    2004 – RoupAcústico
    2005 – Millennium

    Informações

    Local: Canecão
    Preço(s): R$ 20,00 a R$ 240,00.
    Data(s): 28, 29 e 30 de novembro de 2008.
    Horário(s): Sexta e sábado, 22h; domingo, 19h.

    Vendas: Ticketronic

    Postado por:
    Categorias:
    Dicas, Música, Show