Um jeito de ver o Mundo….

Rio 2016 envia dossiê para o Cômitê Olímpico Internacional

06 fev 2009

O Comitê de Candidatura do Rio de Janeiro às Olimpíadas de 2016 já finalizou o dossiê que levará as propostas da cidade para o Comitê Olímpico Internacional (COI). Os documentos, que totalizam mais de meia tonelada (cerca de 500 kg), partiram na noite desta quinta-feira de Guarulhos (SP) rumo a Lausanne, na Suíça.

Divulgação/COB

Divulgação/COB

O dossiê, exigido pelo COI, será entregue na sede da entidade na próxima quarta-feira por Leonardo Griner, diretor de comunicação e marketing, e Carlos Martins, diretor de operações da campanha. Até lá, o Comitê Rio 2016 manterá sigilo sobre seu conteúdo. Apenas na sexta-feira, um dia após o prazo final, serão divulgados detalhes do material.

Os números que cercam o relatório são impressionantes. Os integrantes do COI receberão cem cópias do dossiê, que está escrito em inglês e francês e contêm mais de 300 questões técnicas, além de cem documentos com garantias de que as promessas da candidatura serão efetivamente cumpridas. O contêiner com o material será enrolado em parte de uma lona assinada por 70 mil pessoas na roda-gigante Rio 2016, em Copacabana.

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira no forte de Copacabana (que abriga a roda-gigante), o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, apresentou uma das cem cópias do dossiê e aproveitou a presença de crianças atendidas por projetos sociais para exaltar a juventude brasileira, uma das apostas do COB para vencer a disputa.

– O COI terá a oportunidade histórica de levar a outras regiões do mundo, a um país de jovens, a chance de sediar as Olimpíadas.

Já Eduardo Paes, prefeito da cidade, ressaltou o sucesso dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e disse que conquistar o direito de sediar as Olimpíadas ajudaria a mudar a cara da capital fluminense.

– Uma das vocações do Rio de Janeiro é o entretenimento e o esporte hoje é um grande negócio. Nada é mais importante para levantar a autoestima de uma cidade do que sediar grandes eventos.

A cerimônia também contou com a presença de atletas como Ricardo e Emanuel, Fábio Luiz e Harley, do vôlei de praia.

– Na China, eles tinham muita gente para trabalhar, o que facilitava as coisas. Mas aqui, temos muita paixão pelo esporte, e isso pode fazer a diferença – analisou Emanuel, campeão olímpico em Atenas-2004 e medalha de bronze em Pequim-2008.

O resultado da disputa para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 só será conhecido no dia 2 de outubro deste ano. Além do Rio, estão na disputa Madri, Chicago e Tóquio.

Os números do dossiê:

538 é o número de páginas de cada um dos três volumes do dossiê.

300 questões técnicas são abordadas no documento.

52 tipos de garantias serão enviadas, com o comprometimento da rede hoteleira e da prefeitura, entre outros.

70.000 é o número de pessoas que escreveram mensagens de apoio ao evento.

100 cópias do dossiê serão enviadas para integrantes do COI que votarão na eleição.

400 cópias serão enviadas a outros integrantes.

Fonte: G1

Postado por:
Categorias:
Esporte, Evento