Um jeito de ver o Mundo….

Dia Mundial Sem Carro no Rio de Janeiro

21 set 2011

Amanhã, 22 de Setembro, é o Dia Mundial Sem Carro para conscientizar a população mundial sobre os danos da emissão de gases do efeito estufa e ressaltar a importância do uso sustentável dos meios de transporte, priorizando os ecologicamente corretos. Só no ano passado, junto com o Rio de Janeiro, mais 1500 cidades do mundo participaram do evento.

A Prefeitura do Rio fará uma série de ações para estimular a população a aderir ainda mais ao evento, como a inauguração da ciclovia Circuito Tijuca/Grajaú. Haverá, também, a criação de mais zonas de 30 km/h na Cidade Nova (entorno da prefeitura), permitindo o tráfego de bicicletas e veículos em uma mesma via, e medição da qualidade do ar no Centro da cidade.

As vagas do Rio Rotativo estarão bloqueadas nas avenidas Presidente Antônio Carlos, 1º de Março e Rio Branco, e em todas as transversais desde a Rua Santa Luzia (em frente à Cinelândia) até a Candelária. O estacionamento em vagas oficiais (destinadas aos órgãos públicos municipais) estará proibido em toda a cidade.

Outra ação para estimular a população a aderir ainda mais ao evento, será a apresentação do novo padrão de ônibus à população que começa a circular nas vias BRS da cidade. Batizado de Mega BRS, o novo ônibus que circulará nas vias BRS é dotado de piso baixo (tipo low entry), que facilita o acesso de pessoas com deficiência física e idosos; motor traseiro, que oferece melhor condição de trabalho aos motoristas e diminui ruído e temperatura média no interior do ônibus; câmbio automático e suspensão pneumática. Uma frota inicial de 18 ônibus começará a operar em linhas que circulam pelos corredores BRS dos bairros do Leblon, Ipanema e Copacabana.

(Leia: Novos Veículos e Corredor exclusivo)

Atividades de cultura e lazer

No Centro, na Praça Mário Lago (Buraco do Lume), haverá encenação do Grupo de Teatro da Cet-Rio com a peça “A Caminho da Escola”, apresentação de música hip hop, rap com MCs, apresentação dos Corais da Comlurb e do DETRAN, oficinas de pintura, reciclagem e de educação ambiental para crianças e adultos.