Um jeito de ver o Mundo….

Dormindo com as Estrelas no Planetário do Rio

25 mai 2011

O Planetário da Gávea está com inscrições abertas para mais uma edição do projeto Dormindo com as Estrelas, a ser realizado no dia 27 de maio. A atividade receberá 30 crianças, entre 7 e 11 anos, que passarão a noite no Museu do Universo desenvolvendo trabalhos lúdicos relacionados a Astronomia e ciências afins, das 18h às 10h do dia seguinte. O objetivo do projeto é estimular a vocação científica, com ênfase em Astronomia. Na programação, a observação do céu noturna por meio de telescópios e visita guiada ao Museu do Universo estão entre as atividades agendadas.

Com o diferencial de dormir dentro do museu do Planetário por prática de acantonamento (acampamento em lugar coberto), o objetivo do projeto é estimular a vocação científica, com ênfase em Astronomia. As atividades pedagógicas, distribuídas em uma programação variada e sob orientação de astrônomos e instrutores, foram elaboradas pela equipe da Fundação Planetário e do Espaço e Vida, que há 15 anos atua na organização de viagens e passeios escolares.

“Uma vez que a criança tem o contato direto com os Astrônomos dentro do Planetário e ainda contam com a oportunidade de passar a noite em um local efervescente da ciência e da cultura realizando atividades pedagógicas extracurriculares, automaticamente o interesse e curiosidade pelo tema é estimulado”, afirma Celso Cunha, presidente da Fundação Planetário.

As crianças participarão de Observação do Céu noturna por telescópios, visita guiada ao Museu do Universo, gincanas com os temas Astronomia e preservação ambiental do planeta Terra, recreação com teatro de sombra e fotografia e uma Sessão de Cúpula com um filme sobre Astronomia. Estão inclusos no pacote o jantar e o café da manhã.

Para garantir a segurança e bem estar do grupo, a sala do acantonamento é devidamente higienizada e tem forração antialérgica. Além disso, há um plantão médico (clínica geral/pediatria) e seguro contra acidentes pessoais, assim como um cardápio elaborado por nutricionista, com a alimentação servida em utensílios descartáveis e café da manhã em embalagem individual.

ATIVIDADES:

– Observação do céu com uso de telescópios;

– Experimentos interativos desenvolvidos de acordo com a faixa etária;

– Oficina de instrumentos astronômico;

– Projeção na cúpula exclusiva para o grupo;

– Teatro de sombras;

– Gincana no espaço do museu;

– Oficina de máscaras;

OFERECIDO:

– Ambiente higienizado com forração antialérgica;

– Seguro contra acidentes pessoais e plantão médico (clinica geral/pediátrica);

– Refeições servidas em embalagens individuais: 1 lanche, 1 jantar e 1 café. (cardápio elaborado por nutricionista)

Cada participante deve trazer sua roupa de cama (1 lençol e 1 manta), 1 muda de roupa, 1 calçado (chinelo ou sandália) e itens de higiene pessoal.

As inscrições são realizadas na recepção do Planetário da Gávea, na rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea. O investimento individual é de R$ 145,00 (cento e quarenta e cinco reais), com desconto de 10% para inscrições conjuntas de duas ou mais crianças. Informações pelo telefone 8556-6627 ou pelo site www.espacoevida.com.br

Serviço:

Dormindo com as Estrelas
Data: 27 de maio
Para: crianças de 7 a 11 anos
Local: Planetário da Gávea
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea
Investimento: R$ 145,00
Telefone: 8556-6627
Sites: www.espacoevida.com.br e www.planetariodorio.com.br
10% para inscrições conjuntas de duas ou mais crianças.

Fonte: DOM