Um jeito de ver o Mundo….

Inscrições para bandas dos bailes populares do Carnaval Carioca 2014

08 jan 2014
BaileDeCarnaval

A Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial um comunicado divulgando que estão abertas as inscrições para o concurso de bandas carnavalescas que se apresentarão nos bailes populares programados para o Carnaval 2014.

De acordo com o regulamento, fica proibida a participação de qualquer servidor público ou pessoa que ocupa cargo dentro da estrutura do município do Rio de Janeiro. As Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 24 de janeiro, na Praça Pio X, 119, 12º andar, Centro, entre 10h e 17h.

As bandas inscritas irão se apresentar na Cidade do Samba. Elas serão selecionadas por uma comissão julgadora composta por cinco membros indicados pela diretoria de operações da Riotur, com notável especialização na área musical. Os jurados levarão em conta os quesitos ritmo, harmonia, interpretação, afinação e conjunto.

O repertório a ser apresentado pelas bandas deverá ser exclusivamente carnavalesco e ficará a critério das mesmas. Cada uma terá de 3 a 5 minutos para sua apresentação. Os julgadores serão específicos para cada quesito e darão notas de 5 a 10. Serão classificadas as 16 primeiras bandas que obtiverem as maiores notas. O resultado será publicado no dia 26 de janeiro, no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro, e haverá um sorteio da ordem de apresentação com as bandas inscritas no dia 29, às 16h, no auditório da Riotur, no 9° andar.

As bandas contratadas deverão ser compostas, obrigatoriamente, de um ou mais cantores, além de um trompete, sax (alto tenor), trombone, repinique ou combo, teclado, surdo, ritmista (caixa) e contra baixo elétrico. Cada uma receberá a importância de R$8 mil, correspondente à apresentação em quatro bailes populares, com duração de 3 horas cada um, no local, dia e hora previamente determinados pela Riotur.

Os bailes populares que a Riotur organiza pela cidade do Rio de Janeiro durante o Carnaval estão no Calendário da Cidade Maravilhosa assim como os Blocos de Rua e as Escolas de Samba.

Saiba mais sobre o Carnaval do Rio em 2014 aqui no Visão Carioca e confira Abertura do Carnaval Não Oficial do Rio de Janeiro 2014,  Programação dos Ensaios Técnicos das Escolas de Samba do Rio em 2014 e  Ordem dos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro em 2014.

A Programação Oficial dos Blocos de Carnaval de Rua do Rio de Janeiro 2014 ainda não saiu, mas quando for divulgada pela Prefeitura do Rio vamos postar aqui no Visão Carioca a nossa tradicional tabela para os foliões organizarem a agenda para o Carnaval Carioca 2014.

Postado por:
Categorias:
2014, Carnaval, Dicas, Evento, Música, Samba, Turismo