Um jeito de ver o Mundo….

Para a garotada… Museu do Trem

04 abr 2013

BaronezaVocê, carioca, sabia que há um Museu do Trem em nossa cidade? Pois é, ele estava fechado desde 2007 mas foi reinaugurado na última terça-feira dia 02 de abril, sob responsabilidade do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, voltando a fazer parte do rol de pontos turísticos da cidade.

Fundado em 1984, o museu abriga 160 anos de história das ferrovias brasileiras distribuídos em um espaço de 1200 metros quadrados, onde funcionava a sede da Rede Ferroviária Federal, agora é possível conhecer relíquias como a BARONESA, a primeira locomotiva a circular no país, trazida pelo Barão de Mauá, e o vagão oficial da presidência na década de 30, utilizada pelo então presidente Getúlio Vargas. Além deste , o museu abriga mais 150 peças expostas ao público despertando o interesse de crianças, jovens e adultos, em especial daqueles que sentem saudade da época de expansão e franco desenvolvimento econômico do país prometido pela construção das ferrovias com o qual se pretendia “ ligar” os quatro cantos do país.

Onde fica?

Museu do Trem. Rua Arquias Cordeiro, 1046, Engenho de Dentro.
Segunda a sexta, das 10 às 15 horas, com entrada franca.
Mais informações e agendamento para visitas escolares pelo tel. 2233-7483.

Postado por:
Categorias:
Dicas, Educação, Turismo
  • FÁTIMA
    ATÉ QUE ENFIM REINAUGURAÇÃO DO MUSEU DO TREM AQUI AS CRIANÇAS BRINCAVAM MUITO E VISITAVAM , NOS ANOS DE 1991, SÓ ESPERO QUE NOS SÁBADOS E FERIADOS SEJA ABERTO TB. A VISITAÇÃO. PRECISAMOS DE ÁREAS AQUI NA ZONA NORTE ASSIM.