Um jeito de ver o Mundo….

Oficinas e parceria com ONG faz o Carnaval 2013 do Escravos da Mauá

19 jan 2013

Riquezas culturais da região portuária do Rio inspirarão figurinos do bloco

EscravosDaMauaEm parceria com a Grande Companhia Brasileira de Mysterios e Novidades, o Bloco Escravos da Mauá, da Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade do Rio de Janeiro), realiza oficinas para construção do desfile do Carnaval 2013. Como este ano o samba fala das riquezas culturais da região portuária, os figurinos do já tradicional abre-alas em pernas de pau homenagearão personagens e mitos dos antigos carnavais do Rio.

Para isso, as oficinas de Confecção de Figurinos e Dança nas Alturas, de pernas-de-pau, realizadas em anos anteriores, soma-se em 2013 à nova oficina de Estandartes, que trabalhará com símbolos dos ranchos e cordões, em particular os que tiveram lugar na Saúde e Gamboa. As aulas terão início no dia 19/01. Ao todo são 15 vagas, e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail mariliafelippe@gmail.com ou no próprio local (Rua Pedro Ernesto, 21- Gamboa), entre 14h e 19h. A oficina vai acontecer sábado e domingo, das 10h às 18h. E segunda e terça, a partir das 14h.

Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade de projetos voltados para a cultura na região portuária, o bloco Escravos da Mauá também dará continuidade à parceria com a ONG Spectaculu – Arte e Tecnologia, escola de formação em artes cênicas no Santo Cristo. A união começou em 2010 e resultou numa oficina em que os alunos recém-graduados pela escola em cenografia confeccionam os chapéus para a bateria e adereços de mão que são presenteados à comunidade Escravos.

Sob a direção de arte do designer Eric Fuly e coordenação de produção de Carla Vilardo, a turma trabalhará na pesquisa em cima do enredo “Tesouros da Mauá”, e promete este ano uma novidade: intervenções performáticas “surpresa” no roteiro do desfile do bloco durante o Carnaval, no dia 03/02. A concentração acontece a partir das 12h, no Largo de São Francisco da Prainha, próximo à Rua Sacadura Cabral.

Postado por:
Categorias:
2013, Carnaval, Cidadania, Dicas, Educação, Turismo