Um jeito de ver o Mundo….

Rio de Janeiro está entre as 21 cidades mais inteligentes do mundo

02 jan 2013

Começando 2013 e uma boa notícia para os cariocas: O Rio de Janeiro está concorrendo a mais um título, dessa vez o de Cidade mais inteligentes do mundo. A Cidade Maravilhosa foi escolhida como uma das “21 Comunidades Mais Inteligentes do Mundo” e será a única representante da América Latina a concorrer ao “TOP 7”, em janeiro, em Honolulu (Havaí), quando serão escolhidas as sete finalistas ao prêmio da Inteligent Community Fórum (ICF), entidade internacional responsável pelo evento. O anúncio da cidade campeã será feito em junho de 2013, em Nova York, durante a ‘Cimeira Anual de Banda Larga da ICF‘, encerrando o ciclo de 12 meses de pesquisa sobre comunidades inteligentes.

No continente americano, além do Rio de Janeiro, foram classificadas cidades dos Estados Unidos: Columbus (Ohio), Mitchell (Dakota do Sul) e Filadélfia (Pensilvânia); do Canadá: Kingston, Stratford e Toronto (Ontário), e Winnipeg (Manitoba); da Europa: Castelo de Vide (Espanha), Heraklion (Grécia), Oulu (Finlândia), Tallinn (Estônia) e Tirana (Albânia). As representantes da Ásia e do Pacífico são Ballarat, Prospect e Whittlesea(Austrália); Hsinchu, Taichung e Taoyuan County (Taiwan); Jiading Nova Cidade (China) e Wanganui (Nova Zelândia).

O Rio de Janeiro conquistou seu lugar na lista das 21 cidades mais inteligentes implantando projetos como o das Praças e Naves do Conhecimento, o Centro de Controle de Gestão Urbana (COR), a Central de Atendimento ao Cidadão 1746, o Rio Datamine (base de dados pública), as Casas “Rio Digital” (são 20 em funcionamento em toda a cidade), o Forsoft (curso de programação de Sistemas e de Infraestrutura de Rede com inglês técnico), os concursos “Rio Idéias” e as Caravanas da Ciência, entre outros.

A Cimeira ICF, que escolherá a cidade campeã, ocorrerá de 5 a 7 de junho de 2013 em Nova York. Vamos torcer por mais um título do nosso querido Rio de Janeiro.

Postado por:
Categorias:
Ciência, Evento, Investimento, Tecnologia