11º Festival Internacional de Cinema de Arquivo | Visão Carioca
Um jeito de ver o Mundo….

11º Festival Internacional de Cinema de Arquivo

07 dez 2012

RECINE 2012 vai resgatar a Comédia do Cinema

De segunda(10) a sexta(14) da semana que vem, o Arquivo Nacional realiza o RECINE 2012, Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Esse ano o gênero cinematográfico escolhido foi a comédia com o tema “Humor é coisa de cinema”.

Em sua 11ª edição, o Festival Internacional de Cinema de Arquivo vai homenagear os reis da comédia no cinema com a tradicional mostra, fórum de debates e oficina de vídeo.

Nomes como os dos brasileiros Oscarito, Mazzaropi, Grande Otelo, Dercy Gonçalves, Ankito, Zezé Macedo, que levaram milhões de pessoas aos cinemas e, com o relançamento de seus filmes em DVD ainda fazem sucesso, serão também lembrados no Festival.

Serão igualmente homenageados os famosos Max Linder da França; Ernst Lubitsch da Alemanha; Andre Deed ou Cretinetti da Itália e também na França; Charles Chaplin, Buster Keaton, Harold Lloyd e Harry Langdon nos Estados Unidos; e tantos outros que tiveram muita fama nas primeiras décadas do século XX com o cinema mudo. E ainda Jacques Tati, Bob Hope, Totó, Cantinflas, Lucille Ball, Jerry Lewis, … que souberam aproveitar muito bem seu carisma em programas de televisão, no decorrer das décadas de 50, 60 e 70.

Pra começar bem o RECINE 2012 será exibido na segunda(10), a partir das 20h, o primeiro filme cômico que se tem notícia, “L’arroseur arrosé” (“O regador regado”), de 1896, dos irmãos franceses Lumière, os inventores do cinema.

O Arquivo Nacional fica na Praça da República, 173, no Centro do Rio de Janeiro.

Confira a Programação completa do RECINE 2012 no site do evento.

Serviço:

11º Festival Internacional de Cinema de Arquivo – RECINE 2012
Humor no cinema
Data: De 10 a 14 de Dezembro de 2012
Local: Arquivo Nacional
Endereço: Praça da República, 173 – Centro – Rio de Janeiro
Entrada franca

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Evento, Namorados