Um jeito de ver o Mundo….

Festival Internacional de Cinema Infantil

18 ago 2011

Entre os dias 19 de agosto a 30 de outubro vai rolar a 9ª edição do  Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). O evento acontece em 15 complexos de cinema de 10 cidades brasileiras (São Paulo, Campinas, Santos, Rio de Janeiro, Niterói, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e Aracaju), com a exibição de 96 produções nacionais e internacionais entre inéditos e clássicos, séries de TV, mostras especiais, além de oficinas de cinema de animação e debates.

A novidade desse ano é a sessão Pequeno Cientista, onde as crianças vão assistir ao filme “Oceanos” de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud (França, Suíca e Alemanha, 2009) e depois participar de uma experiência supervisionada por um cientista que vai ensinar sobre o tema.

Entre os destaques da mostra, estão a pré-estreia de “Uma Professora Muito Maluquinha”, longa brasileiro inédito em circuito, dirigido por André Alves Pinto e César Rodrigues, e homenagens ao cinema infantil do Japão (“A Arte do Cinema Japonês para Crianças”) e da Holanda, como parte integrante da programação do Ano da Holanda no Brasil.

O Festival Internacional de Cinema Infantil conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro/ Secretaria de Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, Oi, McDonalds, Petrobras, BNDES, MiniSchin e Cinemark; e o apoio do Oi Futuro, RioFilme, GloboFilme, Labocine, Copacabana Palace, Prefeitura de São Paulo, SBPC (Sociedade Brasileira para progresso da Ciência) e Ministério da Ciência e Tecnologia.

Como parte do patrocínio, o McDonald’s destinará 15 mil vagas para os alunos e educadores de escolas públicas poderem acompanhar este importante acontecimento cultural gratuitamente. Os ingressos serão encaminhados às Secretarias Municipais de Educação, que serão responsáveis por distribuir as entradas às instituições de ensino.

Com meia-entrada para toda a família e oficinas gratuitas, o evento começa no Rio de Janeiro e Niterói (de 19 a 28 de agosto), segue para Brasília (26 de agosto a 4 de setembro), São Paulo e Campinas (2 a 11 de setembro), Salvador e Aracaju (30 de setembro a 9 de outubro), Recife (12 a 23 de outubro) e Belo Horizonte (21 a 30 de outubro).

9º Festival Internacional de Cinema Infantil

Festa de abertura do 9º Festival Internacional de Cinema Infantil:

Sala 1 – Os Três Ladrões
Sala 2 – Os Três Ladrões
Sala 3 – Pequenos que nem você
Sala 4 – Brasil Animado 3D
Sala 5 – Molly e Leon – Histórias de Inverno e Primavera
Sala 6 – O Grande Urso (Dublagem ao vivo) com abertura do curta O Caminho das Gaivotas
Sala 7 – Komaneko, O Gatinho Curioso
Sala 8 – Animais Unidos Jamais Serão Vencidos
Sala 9 – Meu Amigo Storm
Sala 10 – Uma Professora Muito Maluquinha
Sala 11 – Poli, o Fusquinha de Polícia
Sala 12 –  Ponyo – Uma Amizade que veio do mar

A programação completa do 9º Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI pode ser conferida em www.fici.com.br

Serviço:

Festival Internacional de Cinema Infantil
Local: 15 complexos de cinema de 10 cidades brasileiras
Datas:
Rio de Janeiro e Niterói: de 19 a 28 de agosto
Brasília: 26 de agosto a 4 de setembro
São Paulo e Campinas: 2 a 11 de setembro
Salvador e Aracaju: 30 de setembro a 9 de outubro
Recife: 12 a 23 de outubro
Belo Horizonte: 21 a 30 de outubro
Site: www.fici.com.br