Um jeito de ver o Mundo….

“Subversões poéticas” no Espaço Sesc Rio

20 nov 2012

Exposição Fotográfica recria as imagens de Copacabana feitas por Augusto Malta

Curto muito fotografia e com o tema Rio de Janeiro nem se fala. Se você também é apaixonado por fotos da Cidade Maravilhosa, não perca a oportunidade de visitar gratuitamente a exposição “Augusto Malta – Subversões poéticas” no Espaço Sesc até 3 de fevereiro de 2013. A visitação acontece de terça a domingo, das 14 às 18h.

A exposição, que tem curadoria do artista visual Edu Monteiro, reúne o trabalho de oito jovens artistas cariocas e pretende criar um diálogo entre a fotografia documental do início do século XX e a produção contemporânea recriando as imagens de Copacabana feitas por Augusto Malta – fotógrafo que mergulhou nas cenas do dia a dia do Rio de Janeiro e acompanhou a metamorfose da cidade ao longo do tempo.

Ao todo serão expostas 35 obras com destaque para a pluralidade de técnicas e suportes usados. “Temos desde o preto e branco tradicional até as máquinas digitais usadas nos dias de hoje, mas, também, caixas de luz com cromos 4×5, colagem digital e pinhole”, diz Monteiro. Outro ponto alto é a inclusão de objetos e sons. Reativado para a mostra “Augusto Malta – Subversões poéticas”, a galeria do Espaço Sesc passa a ser exclusiva para a arte da fotografia.

Os visitantes poderão participar de uma Oficina de Fotografia Artesanal que será realizada nos dias 10 e 17/11; 8 e 15/12; e 12 e 19/01, sempre das 14h às 18h. As aulas serão ministradas pelo fotógrafo Leo Lima que vai utilizar a técnica pinhole, processo alternativo de captação de imagens em câmeras que não usam lentes. Inspirados nas fotos de Augusto Malta, os alunos vão documentar o cotidiano de Copacabana a partir de suas produções realizadas durante as aulas. As fotos serão digitalizadas e farão parte da exposição.

“Augusto Malta – Subversões poéticas”

 

Serviço:

Exposição fotográfica Augusto Malta – Subversões poéticas
Data: Até 3/2/2013
Horário: Terça a domingo, 14h às 18h
Classificação etária: livre
Local: Espaço Sesc Rio
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana.
Tel.: 2547-0156
Entrada franca

Oficina de Fotografia Artesanal (Pinhole), com Leo Lima
Data: Dias 10/11, 17/11, 8/12, 15/12, 12/1, 19/1
Horário: 14h às 18h.
Classificação etária: livre
Entrada Fraca (Inscrições pelo telefone 2547-0156)

Crédito: Praia de Copacabana – Com Forte de Copacabana ao fundo – Foto de Augusto Malta que inspirou o trabalho de Marrytsa Mello (Arquivo G. Ermakoff)