Um jeito de ver o Mundo….

6ª Primavera dos Museus

10 set 2012

Entre os dias 24 e 30 de Setembro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) realiza a 6ª edição do Primavera dos Museus com o tema “A Função Social dos Museus”. O evento terá mais de 2.400 eventos espalhados por todos os estados e o Distrito Federal e pela primeira vez, também participará da iniciativa uma instituição de outro país (Espanha).

O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

No Rio de Janeiro um dos destaques da programação é o Museu Imperial, em Petropólis (RJ), com a Contação de Histórias voltado para deficientes auditivos e visuais no dia 25, das 14h30 às 16h30 e o Sarau de premiação Mulheres Guerreiras 2012, no Museu da Favela, no Rio de Janeiro, em 28 de setembro.

Outra novidade da sexta edição é a parceria do Ibram com o Metrô do Rio de Janeiro. Desde o dia 1º de setembro quem for a um museu carioca com o cartão MetrôRio válido e carregado, terá 50% de desconto na entrada com mais um acompanhante. A partir do dia 23 de setembro, portanto, na semana do evento, a entrada será gratuita para o portador do cartão e mais um acompanhante. Além disso, o MetrôRio também vai indicar a visitação de 13 museus gratuitos próximos a estações.

Confira aqui a Programação completa da 6ª Primavera dos Museus