Um jeito de ver o Mundo….

X-Tudo Cultural 2012 no Rio de Janeiro

18 jul 2012

Evento promovido pelo SESI acontece entre os dias 17 e 27 de julho

Em sua 3ª edição a mostra X-Tudo Cultural, promovida pelo SESI, acontece entre os dias 17 e 27 de Julho no Teatro SESI no Centro do Rio de Janeiro com entrada gratuita.

O X-Tudo Cultural SESI 2012 tem o objetivo de democratizar a cultura no Rio de Janeiro e vai contar com teatro, dança, música e artes plásticas mostrando artistas de todas as idades e classes sociais e assim estimula a troca e a diversidade de experiências artísticas.

O evento conta ainda com oficinas com grandes artistas da dança e do teatro e a seleção de talentos para participar da mostra. Estarão no palco do SESI jovens artistas e nomes renomados como grupo Nós do Morro que encena a peça Barrela e a coreógrafa Lia Rodrigues com o espetáculo Piracema. Na música Orquestra Voadora e Alice Cayme, La Vereda e Banda Choque da Magriça. E nas artes plásticas, o grafite invade a cena com grafiteiros das comunidades do Rio que exprimem o momento pós-UPP na arte urbana, com a exposição A Cor da Paz que fica em cartaz durante todos os dias de evento.

Serviço:

X-TUDO CULTURAL SESI 2012
Data: De 17 a 27 de julho (Exceto dia 23)
Horário: Das 10h às 20h
Local: Teatro SESI Centro
Endereço: Av. Graça Aranha, 01 – Centro
Classificação: Livre
Site: www.firjan.org.br/xtudocultural
Entrada Franca

Programação:

EXPOSIÇÃO A COR DA PAZ

Obras de oito talentosos grafiteiros cariocas que representam na arte o novo momento vivido nas comunidades onde vivem.

17/07

VARIEDADES TÁ NA RUA – GRUPO TÁ NA RUA

O espetáculo traz uma discussão bem humorada sobre o cotidiano de todos nós.
Classificação: 16 anos

ORQUESTRA VOADORA

Tocando desde sambas clássicos de consagrados bambas brasileiros, rock, trilhas sonoras de filmes, entre outros, a banda faz uma combinação de ritmos, estilos e timbres, numa musicalidade espontânea e vibrante.
Classificação: 16 anos

18/07

PIRACEMA

Partindo de solos criados pelos 11 bailarinos da Companhia, Piracema se constitui da ficção destes distintos percursos individuais.
Horário: A partir das 19h30
Classificação: 16 anos

19/07

HOMENAGEM A LUIZ MENDONÇA + NOVOS CRIADORES

Horário: A partir das 19h30

SOLOS DE NOVOS CRIADORES

Apresentação de bailarinos-coreógrafos que participaram de uma residência coreográfica de uma semana e foram selecionados pela curadoria de dança para dançar no evento.
Classificação: 16 anos

TRIÁLOGO (de 1989)

Remontagem do espetáculo “Triálogo”, premiado internacionalmente em 1991 e marco de uma grande transformação na Dança Contemporânea.
Classificação: 16 anos

20/07

ESTÉREOS TIPOS

Um foco nas diferentes relações da cultura HIP Hop, fazendo uma crítica bem humorada, sobre alguns mitos e clichês da cultura.
Horário: A partir das 19h30
Classificação: 16 anos

21/07

LETUCE

O casal multiartista Lucas e Leticia apresentam toda sensualidade e romantismo do álbum “Manja Perene”, além de sucessos da carreira.
Horário: A partir das 19h30
Classificação: 16 anos

22/07

FESTIVAL DE BANDAS

Farejando novos talentos na música brasileira, apresentação de cinco novos artistas, selecionadas pelo programa Faro MPB da MPB FM.
Horário: A partir das 17h
Classificação: 16 anos

ALICE CAYMMI

Neta de Dorival canta e compõe desde nova na companhia da família musical. Apresenta agora o repertorio que compõe seu CD de estreia ainda inédito.

LA VEREDA

Sem um estilo musical definido, as composições transitam entre o funky/groove, jazz, baião e rock n roll, proporcionando à plateia um show dançante e descontraído.

BANDA CHOQUE DO MAGRIÇA

A banda apresenta seu som performático, cheio de poesia e atitude. Sete malucos tocando um pouco de tudo, do samba ao reggae com muita irreverencia.

RODRIGO CASCARDO

Cantando sucessos de grandes nomes da MPB como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Novos Baianos, além de um repertório especial do seu futuro CD “Espécie Variada”.

MARIA THALITA DE PAULA

Muito samba e muita ginga traduz o estilo dessa cantora, com um repertório variado interpreta o melhor da Música Popular Carioca.

24/07

DANIEL CHAUDON

Participante da terceira edição do programa “Fama”, da Rede Globo o cantor apresenta sucessos do seu álbum “Me conta uma Música”.
Horário: A partir das 19h30
Classificação: 16 anos

25/07

SAVANA GLACIAL

Uma encenação de humor e suspense, onde o jogo entre realidade e ficção se torna cada vez mais explícito, patético e perigoso.
Horário: A partir das 19h30
Classificação: 16 anos

26/07

BARRELA

Baseada na história real de um jovem que, preso por uma briga de pequenas proporções, é estuprado por companheiros de cela e jura vingança aos que participaram do crime.
Horário: A partir das 19h30
Classificação: 18 anos

27/07

APRESENTAÇÃO DOS NOVOS TALENTOS DO TEATRO

Seis esquetes encenadas pelos novos talentos selecionados pelo curador Miguel Colker.
Horário: A partir das 19h30
Classificação: 16 anos

MULHER PERFEITA

Mary é a esposa perfeita de John até que lhe revela seu grande segredo.

A HISTÓRIA DE ANTONIO TONATTI

AntonioTonatti é um menino que apenas queria tocar o seu instrumento, mas não era compreendido pela sua vizinhança.

A BRONCA DE NEVE

A escritora Jéssica da Silva invade o evento para lançar seu novo livro de autoajuda “A Bronca de Neve”, um tratado sobre como ser feliz na contemporaneidade.

ELES

Conta à história de Ela, que vive um amor platônico por Ele e finalmente decide declarar o seu amor na mesa de um bar. Entretanto descobre que Ele não a ama da mesma forma. Assim, a plateia é convidada a decidir qual o final da história destes dois personagens:

BANZA!

Discípulo acompanha os ensinamentos de seu Mestre e esconde em segredo seus verdadeiros objetivos em relação a ele, enquanto este precisa lutar para manter a integridade do Templo Shaolin e a sua própria, quando revelações do passado começam a emergir.

HORÁCIO CONTA HAMLET

Uma adaptação do “Hamlet”, de Shakespeare, onde Horácio, melhor amigo do príncipe, comenta com humor os estudos mais famosos sobre a tragédia e explica porque o jovem dinamarquês ficou tão conhecido quanto o próprio Shakespeare, enquanto narra sua história.

Foto: Divulgação