Um jeito de ver o Mundo….

Mercadão de Madureira agora é Patrimônio do Rio

05 jul 2012

Quem nunca esteve no Mercadão de Madureira na Zona Norte do Rio? Seja para comprar material escolar ou brinquedos para o Dia da Crianças ou Natal ou quem sabe doces para o dia de São Cosme e Damião ou Festa Junina ou ainda enfeites para festas de Casamento, 15 anos, Juninas, Julinas, Natal, Copa do Mundo, …. Não importa o motivo, o fato é que no Mercadão de Madureira os cariocas encontram uma opção barata para diversas ocasiões. Mas é claro que, como todo lugar popular, nos eventos ele fica lotado, então a dica é ir as compras com antecedência.

Agora o Mercadão de Madureira é Patrimônio Cultural Carioca, de natureza imaterial. Decreto publicado hoje reconhece o espaço como uma das atrações mais conhecidas do bairro de Madureira, além de preservar tradições culturais e religiosas afro-brasileiras.

Para tal decreto foi considerado que o Mercadão de Madureira: é uma das atrações mais conhecidas e que mais projeta o nome do bairro para fora de suas fronteiras; tem importante atuação na preservação das tradições culturais e religiosas afro-brasileiras; é um dos últimos grandes mercados da cidade do Rio de Janeiro; e ainda a necessidade de se  preservar a memória cultural por meio do registro dos lugares onde se reproduzem práticas culturais coletivas.

Um pouco de História

Em 1914 foi criado o primeiro Mercado de Madureira, uma pequena feira livre de venda de produtos agropecuários, localizado onde é hoje a quadra da Império Serrano. Em 1929 tornou-se o maior centro de distribuição de alimentos do subúrbio e 1949 foram construídos mais 26 boxes para distribuição direta de mercadorias dos produtores a população. No dia 18 de dezembro de 1959 o Presidente Juscelino Kubitscheck inaugurou no local onde até hoje se encontra, o Mercadão de Madureira, como passou a ser chamado. Em 2000 sofreu com um grande incêndio que destruiu por completo suas dependências, mas em 5 de outubro de 2001, reabre suas portas com 580 lojas e uma enorme variedade de produtos e serviços, com preços competitivos no atacado e no varejo que atraem cerca de 80.000 pessoas por dia.

Com certeza o Mercadão faz a alegria de muitos cariocas e ajuda a realizar suas comemorações, então acho justo declarar o Mercadão de Madureira como Patrimônio Cultural Carioca. E você que respondeu “eu” na pergunta no início desse post, dá um “pulinho” lá para conhecer, vale a pena.

Foto: Divulgação

Postado por:
Categorias:
Dicas, História