Um jeito de ver o Mundo….

Projeto Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca

17 dez 2010

A Secretaria Municipal de Cultura apresenta hoje o projeto “Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca” com a instalação de 30 placas de identificação de bens de interesse cultural da cidade do Rio de Janeiro. Para marcar e simbolizar a inauguração destas placas, nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, às 17h, será instalada uma placa no antigo Clube 36 – uma das mais badaladas boates dos anos 50, propriedade do francês Paul François.

O Clube 36 era localizado em Copacabana, na esquina das ruas Rodolfo Dantas e Carvalho de Mendonça, e era uma das boates vizinhas ao Beco das Garrafas, da Rua Duvivier. O espaço já foi palco de shows de Elizeth Cardoso, Silvio Caldas e Dorival Caymmi. Agora, o Clube 36, que se tornou uma camisaria, fará parte do Circuito da Bossa Nova.

O projeto “Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca” foi desenvolvido pelos técnicos da Subsecretaria de Patrimônio – o órgão de tutela do Município que tem como atribuições valorizar, proteger e conservar os bens que identifiquem e representem a cultura e o modo de viver do carioca – e consiste na instalação de placas de identificação de bens de interesse cultural da cidade do Rio de Janeiro. A iniciativa pretende valorizar e difundir o patrimônio cultural carioca, estimular o conhecimento da história da cidade e, assim, promover o fortalecimento da nossa identidade cultural.

Como o Rio apresenta um vasto acervo de bens de valor cultural, o projeto é, inicialmente, composto por quatro roteiros: Circuito das Águas, Circuito da Bossa Nova, Circuito do Samba e Circuito Praça Tiradentes. Cada circuito possui 10 bens culturais e 30 estão sendo “sinalizados” nesta semana – já que o Circuito das Águas será trabalhado somente no ano de 2011. A Subsecretaria de Patrimônio Cultural informa também que sugestões da sociedade são sempre bem vindas e serão cuidadosamente analisadas.

Fonte: DOM

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Dicas, Educação, História, Turismo