Um jeito de ver o Mundo….

Casa da Sebastiana na Lapa

27 jun 2012

Centro de Referência do Carnaval de Rua do Rio  está previsto para Dezembro de 2013

A cada ano o Carnaval de Rua do Rio de Janeiro tem reunido mais foliões e para não perder a memória, a Sebastiana (Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro), em parceria com a Prefeitura do Rio e apoio da Globo Rio, vai criar na Lapa a Casa da Sebastiana, que funcionará como centro de referência e memória dos blocos do carnaval de rua.

O acervo mostrará como a folia evoluiu ao longo do tempo na cidade e chega a arrastar hoje mais de cinco milhões de pessoas nos dias de Carnaval. O espaço vai reunir documentos, letras de sambas, desenhos, filmes e fotos digitalizadas. O projeto prevê também instalação de núcleo para capacitação de mão-de-obra e centro cultural, onde haverá aulas de percussão, confecção e adereços para fantasias.

E ainda o Centro Cultural será um espaço para programação e atividades permanentes. No local, haverá rodas de samba e shows de ritmos brasileiros que possam ser associados ao Carnaval. Uma sala de exposição receberá fotos, desenhos, pinturas e todo tipo de arte visual. O centro abrigará também uma sala de filmes, com lançamentos e projeção de produções ligadas ao tema. No bar temático do terraço o espírito carnavalesco marcará presença no cardápio, nos nomes das bebidas e petiscos.

 A inauguração da Casa da Sebastiana está prevista para Dezembro de 2013, que será construída com três andares em um antigo sobrado do fim do século XIX e início do século XX, na Rua do Riachuelo, próximo aos Arcos da Lapa, berço da boemia carioca.

 Confira o site da Sebastiana: www.sebastiana.org.br.