Um jeito de ver o Mundo….

Primeiro Festival de Iluminação Urbana “Luz na Cidade” no Rio de Janeiro

11 jun 2012

O Rio de Janeiro vai receber, entre os dias 18 a 29 de Junho de 2012, a primeira edição brasileira do festival de iluminação urbana “Luz na Cidade”.

O festival é inspirado no “Nuits Blanches”, em Paris, e no “Luci d’artistas”, em Turim, e no “Fête des Lumières”, em Lyon, o primeiro do mundo e em mais 64 cidades realizam festas de luzes urbanas.

O evento terá 15 instalações entre a Praça Tiradentes e a Lapa, formando um percurso luminoso na região. Prédios da Cinelândia também ganharão iluminação especial, como a Câmara Municipal, a Escola de Música da UFRJ e o Museu Nacional de Belas Artes.

O festival carioca reunirá renomados lighting designers, artistas que transformam a iluminação urbana em uma forma de arte. Os brasileiros Regina Silveira, Albano Afonso, David Batchelor e Luiz Zerbini; os franceses Erik Samakh, Delphine Reist e o grupo Eletronic Shadow; os ingleses Anthony McCall e Ron Haselden, e o argentino Julio Le Parc são os artistas convidados a “brincar” com a luz no Rio.

As iluminações serão realizadas com produtos inovadores e eficientes, em harmonia com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá na cidade simultaneamente ao festival. As lâmpadas terão potência e consumo energético limitado, em respeito às normas em vigor e utilização de produtos reciclados, reduzindo as diferentes formas de poluição visual e emissão de calor.

Os cariocas e os visitantes do Rio terão a oportunidade de interagir com conceitos de iluminação lúdica, em algumas das instalações que pretendem mostrar a luz de forma artística, mágica, social e eficiente.

Como presente para o Rio, o “Luz na Cidade” deixará três espaços públicos com iluminação cênica definitiva: o Museu da Imagem e do Som, a Câmara Municipal, a Escola de Música da UFRJ e o monumento a Marechal Floriano. Os demais terão a iluminação desmontada logo após o evento.

Foto: Divulgação

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Fim de semana, Namorados, Turismo