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Rio tem pedágio mais caro do país

19 abr 2012

Segundo o Ipea, o valor médio desembolsado para viajar
pelas rodovias estaduais do Rio é de R$ 12,93 para cada 100 km rodados

Segundo estudo divulgado hoje(19) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), os pedágios das rodovias estaduais do Rio de Janeiro sob concessão têm o custo médio mais caro de todo país a cada 100km rodados por veículos de passeio. Em segundo lugar vem o estado de São Paulo, seguido pelo Espírito Santo. A pesquisa utilizou dados de dezembro de 2011.

Segundo o Ipea, o valor médio, gasto com pedágios, para viajar pelas rodovias estaduais do Rio é de R$ 12,93 para cada 100 km rodados. O valor é 43% maior do que a média cobrada no país (R$ 9,04) e 112,72% maior que a média cobrada em estradas federais sob concessão (R$ 5,11).

Tarifa média para veículos de passeio nos pedágios rodoviários nacional e internacional

Fontes: ABCR, ANTT e Banco Mundial (2011). Elaboração Ipea.
Nota: O Estado de Pernambuco não foi considerado, porque possui um pequeno trecho concedido de uma ponte, o que geraria um viés para cima na tarifa média estadual. Também não foi considerada a concessão da Linhas Amarelas S.A. (Lamsa) (Rio de Janeiro), por se tratar de via urbana. Todos os dados foram acessados em dezembro de 2011.

A pesquisa também avaliou o valor do investimento nas estradas federais, ainda sob administração pública, e aquelas sob concessão. Entre 2003 e 2011, o investimento por quilômetro nas rodovias estaduais e federais concedidas passou de R$ 160 mil para R$ 254 mil, crescimento de 59%. No mesmo período, o investimento nas estradas públicas federais passou de R$ 25 mil para R$ 177 mil por quilômetro, alta de 608%. Apesar do aumento maior, o valor aplicado nas estradas federais públicas acaba diluído devido à diferença na extensão da malha: 57.157 quilômetros contra 15.234 sob concessão.

Para esse trabalho as principais fontes de dados foram: a) Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), b) Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), c) Confederação Nacional do Transporte(CNT), d) Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), d) Banco Mundial, e) Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) e, por fim, f) Ipeadata,

Leia a publicação “Rodovias brasileiras: Investimentos, concessões e tarifas de pedágio

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Investimento, Trânsito