Um jeito de ver o Mundo….

6° Festival Internacional de Cinema Infantil

02 set 2008

O Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) levará uma seleção de 28 filmes para as salas dos complexos da Rede Cinemark em sete cidades brasileiras. A estréia será no Rio de Janeiro e Niterói, de 29 de agosto a 7 de setembro. O FICI reúne títulos inéditos e clássicos, curtas-metragens nacionais e internacionais e animações feitas para a internet, além de oficina e debate.

Realizado com exclusividade na Cinemark desde sua criação, o FICI passará também por Brasília, de 5 a 14 de setembro; na seqüência irá para São Paulo e Campinas, de 12 a 21 de setembro; depois para Belo Horizonte, de 19 a 28 de setembro; e por último, pelas capitais nordestinas Salvador e Aracaju, de 26 de setembro a 5 de outubro.

Uma das novidades do FICI 2008 é a realização do Prêmio Brasil de Cinema Infantil. Sete curtas-metragens nacionais concorrerão a R$5.000,00 em serviços de laboratório oferecidos pela Labocine Grupo de Cinema. Além dessa novidade, neste ano, seis filmes internacionais terão dublagem ao vivo, para que o público mirim entre em contato com dois idiomas diferentes ao mesmo tempo, descobrindo semelhanças e diferenças. Os destaques são o filme sueco Píppi Meialonga nos Mares do Sul, inspirado no livro homônimo de Astrid Lindgren, sucesso da época em que os pais que hoje levam seus filhos ao cinema, eram crianças; e também a Pré estréia especial de Os Mosconautas no mundo da lua, uma bela animação em 3D sobre três mosquinhas rumo à Lua.

A dramaturga Maria Clara Machado será homenageada nesta edição, por sua carreira dedicada ao teatro infantil. A adaptação cinematográfica de uma de suas obras mais conhecidas, Pluft, o Fantasminha (Romain Lesage, 1962) foi incluída na sessão Clássico Brasil, que exibirá também o filme Roberto Carlos em ritmo de aventura, de Roberto Farias.

O Festival trará para o Brasil títulos inéditos e dublados de diversos países na sessão Pré-estréias Internacionais. O destaque é o filme holandês African Bambi, de Alan Miller, que mostra como vivem os antílopes, ou seja, mostra a história real dos animais que inspiraram Bambi, clássico de Walt Disney. Após a exibição deste filme, dentro do projeto O Pequeno Jornalista, um jornalista convidado promoverá um debate com o público infantil sobre os processos de criação de uma crítica, entrevista ou reportagem; no Rio de Janeiro, além do bate papo com o jornalista, as crianças poderão entrevistar também o diretor Alan Miller. Outra atividade que propõe a participação das crianças é a Oficina de Cinema de Animação, que mostrará algumas técnicas utilizadas na criação de filmes de animação. As crianças aprendem e se divertem!

O FICI exibirá também sucessos da Disney-Pixar como Monstros S/A, Toy Story e Vida de Inseto e dará uma nova chance ao público de assistir ao filme A Família do Futuro, em 3D, em salas adaptadas a esse tipo de tecnologia. Teremos também, em nossas salas digitais, a animação As Aventuras de Gui e Estopa, produzida pelo portal infantil Iguinho.

O 6º Festival Internacional de Cinema Infantil é dirigido por Carla Camurati e Carla Esmeralda e realizado pela Copacabana Filmes e Produções, pela Esmeralda Produções Artísticas e pela Espaço Z Marketing de Entretenimento,e tem o patrocínio da OI, da Light, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Terna e da Rede Cinemark.

Conta com o apoio institucional do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura 1.954, da Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura n° 1940/92 e da Prefeitura da Cidade de São Paulo, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura 10.923/90, com o apoio da OI Futuro, Editora Gráficos Burti, a parceria do Espaço Z Marketing de entretenimento, e a promoção da Globo Filmes. Agradecimentos especiais à Quip, Embaixada da Suécia, Consulado Geral da Suécia no Rio de Janeiro, Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro, Consulado Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro e Instituto Goethe – Rio de Janeiro.

A Rede Cinemark no Brasil

Precursora e especializada no conceito multiplex no país, a Rede Cinemark chegou ao Brasil em 1997 e já está inserida no Distrito Federal e em 13 estados: Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Goiás, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia e Amazonas. Atualmente, conta com 377 salas divididas em 46 complexos. Em junho de 2008, um novo complexo foi inaugurado em São Paulo, no Shopping Cidade Jardim. Até o final do ano, mais dois serão abertos: um em São Paulo (Pátio Paulista) e um em Porto Alegre (Barra Shopping Sul). É da Rede Cinemark a primeira sala de cinema em 3D da América do Sul, no Shopping Eldorado, em São Paulo, que segue o padrão exigido pelos grandes estúdios americanos. Atualmente, conta com mais três salas 3D: no complexo do Shopping Downtown , no Rio de Janeiro, no Floripa Shopping, em Florianópolis e no Market Place , em São Paulo.

Rio de Janeiro

Cinemark Downtown
Av. das Américas 500 Bloco 17 – 2º piso – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ)
Sessões às 10h30, 11h, 11h30, 12h30, 13h, 13h30, 14h30, 15h, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30

Cinemark Botafogo
Praia de Botafogo 400, Arco 800 – Botafogo – Rio de Janeiro (RJ)
Sessões às 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 18h30

Cinemark Carioca Shopping
Estrada Vicente de Carvalho 909, 2o Pavimento – Vila Kosmos – Rio de Janeiro (RJ)
Sessões às 11h, 11h30, 12h30, 13h, 13h30, 14h30, 15h, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30

Niterói

Cinemark Plaza Shopping Niterói
R. XV de Novembro 8, Loja 333 – Centro – Niterói (RJ)
Sessões às 11h30, 12h30, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 18h30

Saiba mais:

www.festivaldecinemainfantil.com.br
www.atelanasaladeaula.com.br

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas