Um jeito de ver o Mundo….

Festa de reinauguração da Praça Tiradentes

05 ago 2011

Neste sábado, a Praça Tiradentes será reinaugurada após ampla reforma, que contou com nova iluminação, novo calçamento, restauração do monumento a Dom Pedro I, além da retirada do gradil. A programação da festa, denominada Tiradentes Cultural, se estenderá até domingo, e será aberta amanhã com apresentação da Orquestra Estudantina e da Cia Jaime Arôxa. Com investimento de R$ 3,2 milhões, a revitalização começou a ser realizada em março de 2010, e faz parte da fase final do Projeto Monumenta, uma parceria da Prefeitura do Rio com o Ministério da Cultura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O evento “Tiradentes Cultural”, com a curadoria e direção geral de Amir Haddad, direção artística de Rosa Magalhães e direção musical de José Maria Braga, vai marcar a cerimônia com diversas atrações musicais, teatrais e performances.

“A praça Tiradentes é um local histórico. Tem tudo para ser o novo pólo cultural do Rio com as melhorias realizadas” afirma Emilio Kalil, Secretário Municipal de Cultura do RJ. Reforçando o papel de local de convívio para a comunidade, as grades foram retiradas e 11 linhas de ônibus que circulavam ao redor da Praça foram transferidas.

Na cerimônia de reabertura, o público encontra a Tiradentes lúdica e pujante do passado. A praça dos ciganos, dos negros, dos realejos e dos lambe-lambes será palco das serestas, capoeira, teatro de revista e bandinhas furiosas. A Tiradentes de Chiquinha Gonzaga, Bidu Sayão e Machado de Assis, de volta com uma grande programação!

O Evento de Reabertura da Praça Tiradentes – “Tiradentes Cultural” – acontece na Praça Tiradentes, Centro. Sábado e domingo (sábado – às 17h, domingo – das 10h30 às 19h). Classificação livre. Gratuito. Direção geral: Amir Haddad. Direção artística: Rosa Magalhães. Direção musical: José Maria Braga. Supervisão do projeto: Bruna Carvalho.

Programação:

Cerimônia de reinauguração (06 de agosto, sábado):

17h – reinauguração pelo Prefeito Eduardo Paes (com Banda da Guarda Municipal abrindo a cerimônia)
17h30 – apresentação da Orquestra Estudantina e da Cia Jaime Arôxa, e exibição do teaser da festa de reinauguração do dia seguinte, dia 07

Programação de reinauguração (07 de agosto, domingo):

10h30 – Banda do Corpo de Bombeiros e cortejo de atores.
11h – Homenagem à ex-vedete e atriz Virgínia Lane.
12h – Queima de fogos com a entrada de mágicos, palhaços, realejo, atores e carrocinhas de quitutes.
12h30 – Grupo de música instrumental no Palco Oeste e show do grupo de samba Sururu na Roda no Palco Leste
13h10 – Programação da Rádio Nacional, com antigos programas de rádio
13h40 – Apresentação do Coral da Comlurb.
14h – Corso Carnavalesco relembrando os carnavais de outrora, com desfile de automóveis antigos repletos de foliões.
14h45 – Bailes de Carnavais antigos tomando conta de toda a praça
15h – Show do cantor Monarco no Palco Oeste e banda de jazz no Palco Leste
15h45 – Homenagem ao cantor Cauby Peixoto.
16h – Baile de Marchinhas
16h40 – Ô Abre Alas: homenagem a Chiquinha Gonzaga (com apresentação da pianista Maria Tereza Madeira), a Bidu Sayão e a personalidades da época.
17h10 – Apresentação dos grupos Capoeira Terra Firme, Encanto Cigano, do Mio Vacite (dança cigana) e Cia. de Dança do Centro Cultural Carioca, de Isnard Manso (dança de salão).
17h45 – Homenagem ao cantor e compositor Vicente Celestino (com projeções de imagens).
18h – Apresentação da atriz Rogéria no Palco Leste.
18h20 – Apresentação de ritmos populares, com grupos de jongo, pagode e seresta.
18h45 – Encerramento da festa na praça com “Serenata do Adeus”, interpretada por Ademir do Sax.
19h – No Teatro Carlos Gomes, apresentação do espetáculo “Vale Tudo – Tim Maia, o musical”, excepcionalmente a R$ 1, numa adaptação de Nelson Motta, com direção de João Fonseca.

Fonte: DOM