Um jeito de ver o Mundo….

Algumas dicas para o final de semana no Rio

29 jul 2011

O mês está acabando, o recesso escolar também… Por isso o Visão Carioca saiu a procura de dicas para o final de semana para encerrar o mês de julho com algumas sugestões boas e baratas de diversão.

A CAVAQUEIRA DO POSTE, Sérgio Mabombo. Drama. Nesse espetáculo do Grupo Lareira, de Moçambique, Mabombo e Diaz Santana dão vida a dois mendigos deficientes: um cego e outro sem os braços. A dupla que mora ao redor de um poste aguarda a chegada de um milionário que prometeu tirá-los da pobreza. 14 anos. Sesc Rio Casa da Gávea –  Praça Santos Dumont, 116, Gávea, ? 2239-3511. Sábado (30) e domingo (31), 20h. Grátis. Bilheteria: a partir das 19h.

CIDADE VELHA, de Jeffery Hessney. Drama. Espetáculo da Companhia Raiz di Polon, de Cabo Verde, que alterna dramaturgia com números de dança para narrar as fomes que assolaram o arquipélago de seu povoamento, em 1462, até a sua independência, em 1975. 14 anos. Caixa Cultural — Teatro Nelson Rodrigues – Avenida República do Chile, 230, Centro, ? 2262-8152, sexta (29), 19h30. Grátis. Bilheteria: a partir das 18h30 para distribuição de senhas uma hora antes.

COR DO BRASIL, de Bárbara Santos. Nove atores apresentam esse drama interativo, com coreografias e músicas originais, que aborda a luta da comunidade negra para ser reconhecida e respeitada. Direção de Claudia Simone (75min). Livre. Sesc Tijuca —  Rua Barão de Mes­quita, 539, Tijuca, ? 3238-2100. Sexta (29) a domingo (31), 20h. Grátis. Bilheteria: a partir das 19h (sex. a dom.). Distribuição de senhas uma hora antes.

IMPROVISOS. Comédia. Segundo espetáculo da companhia Mundo Improviso, de Portugal, integrada pelos atores Pedro Borges, Marta Borges e Telmo Ramalho. Apoiado apenas por três cadeiras, o trio de comediantes desenvolve em tempo real esquetes baseados em temas sugeridos pela plateia, que podem ser uma palavra, uma frase, um objeto, uma expressão popular ou um provérbio. Na apresentação está prevista a participação dos colegas brasileiros Pedro Cardoso e Graziella Moretto. 14 anos. Espaço Sesc — Sala Multiuso Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, ? 2547-0156. ? Sexta (29), 20h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes.

MEMORIA DAS MEMORIAS DUN NENO LABREGO, Monólogo montado pela companhia galega Abrapalabra Crea­cións Escénicas, sediada em Santiago de Compostela, na Espanha. Conta a história de um menino camponês nos anos 40. Miséria, injustiça, ilusões e esperança são alguns dos temas abordados com humor e emoção. Livre. Teatro Ziembinski, Rua Heitor Beltrão, s/nº, Tijuca, ? 2254-5399, São Francisco Xavier. ? Sábado (30) e domingo (31), 20h. Grátis. Bilheteria: a partir das 19h (sáb. e dom.). Distribuição de senhas uma hora antes.

NOVECENTOS, O PIANISTA DO OCEA­NO, de Alessandro Baricco. Fábula. Montagem da companhia Peripécia Teatro, de Portugal. Os atores Sérgio Agostinho e Ángel Fragua interpretam dois velhos músicos que contam a incrível história de Novecentos, um extraordinário pianista que nasceu a bordo do navio Virginian e jamais pôs os pés em terra firme. Livre. Caixa Cultural — Teatro Nelson Rodrigues – Avenida República do Chile, 230, Centro, ? 2262-8152, Carioca. – Domingo (31), 19h30. Grátis. Bilheteria: a partir das 18h30 (dom.). Distribuição de senhas uma hora antes.

ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA. Com o maestro Sammy Fuks na batuta, a orquestra apresenta obras de Edvard Grieg, Villani-Côrtes, Dimitri Cervo e Jean Sibelius. Igreja São João Batista da Lagoa (250 lugares). Rua Voluntários da Pátria, 287, Botafogo. Informações, ? 2551-5595. Sábado (30), 16h. Grátis.

(Infantil) JOÃO POR UM FIO, de Roger Mello. Emaranhados de medos, sonhos e pensamentos soltos preenchem as noites de um menino solitário. Ele vive cercado de fios — tecidos pela mãe rendeira, entrelaçados na rede de pesca do pai e até na colcha que o cobre na hora de dormir. Diretor da Cia. Boto Vermelho, Ricardo Schöpke dá vida a esse garoto no monólogo, uma adaptação do livro do autor e ilustrador Roger Mello. Do texto original foi preservado o clima onírico — que acaba sendo uma faca de dois gumes: enquanto algumas crianças embarcam nos devaneios do menino, outras se aborrecem um tanto com a falta de ação. Schöpke acumula funções: além de dirigir o espetáculo, ele defende com garra o protagonista e outros onze personagens, criaturas inventadas por João. Sergio Marimba fez um belíssimo cenário em dois níveis: no primeiro, uma trama de fios entrecruzados que o ator manipula; no segundo, uma cama elástica (55min). Livre. Reestreia prometida para sábado (30). Centro Cultural Banco do Brasil — Teatro II (155 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ? 3808-2020. Sábado e domingo, 16h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes. Até 7 de agosto.

(Infantil) Ê PRA MIM? Iniciado em janeiro de 2010, o projeto tem como objetivo incentivar o contato dos pequenos com livros infantis brasileiros. A cada edição do evento, personalidades leem para as crianças, ao lado de um intérprete de Libras, a linguagem de sinais para surdos. No sábado (30), a jornalista Leda Nagle lê A Princesa que Tudo Sabia, Menos uma Coisa, de Rosane Pamplona. No domingo (31), é a vez de ouvir a história de O Príncipe sem Sonhos, de Márcio Vassallo, na voz do ator Malvino Salvador. Espaço Cultural Eletrobras Furnas (50 lugares). Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, ? 2528-2794. Sábado (30) e domingo (31), 17h. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes.

ARRAIÁ DO PETISCO. A festa na Rua Visconde de Abaeté, que será fechada para o trânsito de carros, encerra as comemorações caipiras. Dança de quadrilha e outras brincadeiras vão animar o público. Garçons vestidos a caráter nas barraquinhas servirão quitutes típicos. Ao vivo, o trio formado por Severino do Acordeom (sanfona), José Borges (triângulo) e Antônio Souza (zabumba) interpreta de Luiz Gonzaga a Dominguinhos. Petisco da Vila. Rua Visconde Abaeté, Vila Isabel. Sábado (30) e domingo (31), a partir das 18h.

DEBATE. No fim de semana em que todas as atenções do universo do futebol estarão voltadas para o Rio — que vai sediar, no sábado (30), o sorteio das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 —, as areias de Copacabana recebem um amistoso entre as seleções brasileira e japonesa de Beach Soccer. Antes, na preliminar, craques do passado como Cafu, Paulo Rink, Ronaldão e Alcindo fazem uma partida para animar o público — o pontapé inicial é de Zico. O evento faz parte de uma série de ações desenvolvidas para apoiar crianças vitimadas pelo terremoto que devastou cidades do Japão em março. Praia de Copacabana (3?500 lugares). Avenida Atlântica, 1230 (em frente à Praça do Lido), Copacabana. Sábado (30), 7h30 (abertura dos portões), 8h30 (preliminar), 9h30 (amistoso). Grátis.

Exposições

CONCURSO PORTO OLÍMPICO. Mostra com os 83 projetos realizados por 1?000 arquitetos e urbanistas que disputaram o projeto do Porto Olímpico, a ser levantado em uma área de 850?000 metros quadrados em ambas as margens da Avenida Francisco Bicalho. Após a Olimpíada, todos esses empreendimentos serão transformados em residências, apart-hotéis, lojas e escritórios, e posteriormente vendidos pelo mercado imobiliário. Instituto dos Arquitetos do Brasil. Rua do Pinheiro, 10, Flamengo, ? 2245-7108, Largo do Machado. Segunda a sábado, 10h às 20h. Grátis. Até sexta (29).

RIO: A ARTE DA ANIMAÇÃO. Mostra interativa sobre os bastidores da realização do longa-metragem Rio, protagonizado pela ararinha Blu e dirigido pelo carioca Carlos Saldanha. No acervo, reunido com curadoria de Marcello Monteiro. Os visitantes também encontram jogos eletrônicos, um telão em 3D e painéis cenográficos onde é permitido tirar fotos ao lado dos personagens. Museu Nacional de Belas Artes. Avenida Rio Branco, 199, Centro, ? 2219-8474,  Cinelândia. –  Terça a sexta, 10h às 18h; sábado, domingo e feriados, 12h às 17h. R$ 5,00 (grátis aos domingos). Até 4 de setembro. www.mnba.gov.br.

WOLNEY TEIXEIRA: O SAL DA TERRA. Conhecido fotojornalista da Região dos Lagos, o cabo-friense Wolney Teixeira de Souza (1912-1983) conviveu com as referências profissionais de seu pai, o fotógrafo Antônio Motta de Souza, e de amigos dele como os mestres Augusto Malta e Marc Ferrez.  Entre as imagens há registros de paisagens hoje transformadas, como ruínas de construções históricas, praias desertas e salinas, e de personagens conhecidos de passagem pela região, a exemplo do músico Pixinguinha. Caixa Cultural — Teatro Nelson Rodrigues. Avenida República do Chile, 230, 3º andar, Centro, ? 2262-8152, Carioca. Terça a sexta, 10h às 18h; sábado e domingo, 14h às 18h. Grátis. Até 21 de agosto.

MARCO VELOSO. Nome de destaque no panorama do desenho contemporâneo brasileiro, o carioca tem trabalhos em coleções importantes, como a de Gilberto Chateaubriand. Completam a mostra oito desenhos avulsos, que receberam detalhes em cores como azul-ultramar e amarelo-cádmio. Anita Schwartz Galeria de Arte. Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, ? 2274-3873. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até sábado (30). www.anitaschwartz.com.br.

Fonte: vejario

Postado por:
Categorias:
Dicas, Fim de semana, Show, Teatro