Um jeito de ver o Mundo….

Novo Sistema de Alerta de Chuvas

19 jul 2011

A partir do próximo verão, a população carioca poderá contar com um reforço no sistema de alerta de chuvas intensas e de risco de deslizamentos nas encostas do município do Rio de Janeiro. A Prefeitura do Rio, por meio da Geo-Rio e do Centro de Operações, inicia hoje convênio de cooperação técnica firmado entre o Alerta Rio e o Grupo Climatempo, que consiste no desenvolvimento de um modelo de previsão do tempo de curtíssimo prazo (nowcasting). O objetivo é que em períodos de maior instabilidade meteorológica a previsão seja aprimorada para um período de até seis horas de antecedência.

Meteorologistas da Prefeitura do Rio e da Climatempo trabalharão em parceria elaborando uma ferramenta que será alimentada por um grande volume de informações, destacando-se os registros das 33 estações pluviométricas automáticas do Alerta Rio e do radar meteorológico da Prefeitura do Rio. Em contrapartida, as equipes do município vão ter acesso aos modelos meteorológicos que a empresa dispõe. Este somatório resultará em equações matemáticas que irão embasar ainda mais a análise meteorológica na cidade do Rio.

No site da Climatempo (www.climatempo.com.br), uma seção será dedicada exclusivamente à divulgação de informações fornecidas pela Prefeitura e pela empresa com o objetivo de orientar a população no caso de chuvas fortes.

Fonte: DOM

Foto: Domingos Peixoto