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Guia Rio Capital da Moda

30 mai 2011

Nova edição traz como um de seus destaques a inclusão de 27 ateliês, confecções que atendem a um consumidor sofisticado e que valoriza a exclusividade

Lançador de tendências para o Brasil, o setor de moda do Rio de Janeiro atualiza uma importante ferramenta de atração de compradores com a segunda edição do guia Rio Capital da Moda que será apresentado hoje durante a coletiva de abertura da Edição Verão 2012 do Fashion Rio, às 11h, no Espaço Tom Jobim do Fashion Rio, no Jardim Botânico. Roteiro completo da moda carioca e fluminense, a edição bilíngüe será distribuída aos participantes do Rio-à-Porter, salão de negócios de moda e design integrado ao Fashion Rio. O novo guia traz como um de seus destaques a inclusão de 27 ateliês, confecções que atendem a um consumidor sofisticado e que valoriza a exclusividade. O roteiro lista ainda 14 pólos de moda, que congregam cerca de três mil empresas. Além disso, foram incluídas cooperativas de artesãos como as da Maré (Devas), Santa Marta (Costurando Ideias) e Rocinha (Coopa-Roca).

O maior capítulo da publicação é o que traz endereços e contatos dos showrooms de 164 marcas em toda a capital fluminense. Grande parte deles está assinalada em mapas dos bairros cariocas de Ipanema, São Cristóvão, Leblon, Gávea e Jardim Botânico. Como na edição anterior, o roteiro é complementado por indicações de atrações culturais, comerciais e gastronômicas nestes bairros.

A designer Jaqueline de Biase é a homenageada da edição 2011 do Rio Capital da Moda. As estampas da sua grife de moda praia, a Salinas, inspiraram a capa e colorem o fundo dos mapas impressos no guia. No ano passado, criações da designer Isabela Capeto coloriram a capa do guia.

Cidade criativa – A edição do guia Rio Capital da Moda é uma das iniciativas do Programa Rio Capital da Indústria Criativa, um conjunto de ações e projetos para o desenvolvimento da economia criativa no município, com destaque para a moda e o design. O programa visa implantar políticas públicas para o setor capazes de dinamizar a geração de emprego e renda, tais como o apoio ao Fashion Rio e ao Rio-à-Porter; o projeto Territórios da Moda, um estudo inédito sobre a cadeia produtiva da moda, em parceria com o Sebrae e o Sistema Firjan;  e o apoio, com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, ao APL de Moda de São Cristóvão.

Como parte das ações de valorização da moda no Rio, a Prefeitura lançou em 16 de maio a campanha “Rio. Moda é a nossa praia”, que conta com peças gráficas em 40 pontos da cidade e em nove estações do metrô.

Fonte: DOM

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