Um jeito de ver o Mundo….

Ação Global 2011 na Mangueira

17 mai 2011

Pontualmente, como foi marcado, chegou o carro para pegar a Equipe do Visão Carioca e levar para a Vila Olímpica da Mangueira dirigida pela simpática Juliana, uma portuguesa muito divertida e lá fomos nós conhecer a Ação Global. Conhecer?! Já conheço… Afinal há 14 anos tem Ação Global, onde as pessoas tiram documentos e….e….. o que se faz mesmo no Ação Global ? Esta pergunta bateu forte na cabeça e estimulou a curiosidade, afinal pensei que conhecia o Ação Global, depois de tantos anos vendo sua propaganda, e eu aposto como muitos de nós pensamos que conhecemos, mas quando tentamos falar sobre, vemos que não sabemos de nada.

Quando chegamos vi a dimensão do Projeto: a fila enorme de pessoas para tirar documentos, os diversos voluntários com sorriso no rosto tentando encaminhar as pessoas de acordo com a necessidade. De repente encontramos um conhecido do Visão Carioca trabalhando como voluntário !!! Não esperávamos encontrar gente conhecida no meio daquele mundo de gente, ainda mais com o tempo chuvoso que estava.

Fomos até o stand das blogueiras de moda que ajudam as pessoas com dicas de moda, como se vestir em uma entrevista, etc. A seguir fomos para a sala de apoio junto com vários amigos blogueiros, como Quintino velho de guerra do DiáriodoRio, e fomos apresentados a Mônica Pantoja uma das coordenadoras do Ação Global que muito solícita, apesar de super requisitada o tempo todo, se prontificou a tirar nossas dúvidas e fez este aqui que vos escreve, admitir: não conheço nada sobre Ação Global!!!!

Descobri um excelente trabalho que é realizado através de parcerias entre instituições como Sesi, Corpo de Bombeiro, UNISUAM, etc, levando cidadania a população:

Cada Ação Global tem em média 40 serviços de apoio ao cidadão. Entre estes serviços podemos citar como exemplo:

– Orientações na área de saúde:
Consultas médicas
Medição e orientações para problemas de diabete, pressão alta, colesterol.
Aplicação de flúor, orientações sobre escovação …

– Orientações jurídicas
Orientações sobre direitos e deveres
Adoção, divórcio, etc.

– Apoio a Educação
Orientações sobre preservação ao meio ambiente
Combate ao desperdício de água.

Fico pensando que um post é pequeno para falar de tanta coisa que a Mônica Pantoja citou e nós vimos lá.

Sempre pensei que era uma ação localizada no Rio e fiquei surpreso de saber que a Ação Global é realizada simultaneamente em 30 cidades espalhadas nos 27 estados, e que no ano passado a Ação Global atendeu ao todo 1,3 milhões de pessoas com um total de mais de 3 milhões de serviços, são números muito expressivos, mas bem mais expressivos foram os depoimentos das pessoas com as quais tivemos contato, como o seu Leonidas que já participa a vários anos do Ação Global aproveitando a medicina preventiva, já que não tem acesso a plano de saúde. Ele se deslocou de Jacarepaguá para Mangueira, saiu bem cedo de casa para aproveitar os serviços e se dispôs a dar o seu sincero e simpático testemunho de como a Ação Global é importante para ele e muitas outras pessoas.

Também conhecemos o alegre Eric, o bombeiro que se veste de mosquito da dengue para ensinar as pessoas como combater o mosquito. E ele contou sua divertida história que trabalhando na ação tirando fotos com diversas pessoas tirou foto com um casal que havia acabado de casar na Ação Global. Ele que ainda não era casado oficialmente, vestido de mosquito da dengue, pediu a esposa em casamento. Ela aceitou e ele foi pedir autorização ao superior dos bombeiros para trocar de roupa e buscar os documentos em casa para poder casar.

Conhecemos também o Serginho, funcionário da Globo que estava trabalhando como voluntário que pode com sua conversa contagiante falar um pouco sobre o trabalho voluntário, que é ajudar aos outros, sem se importar em receber nada em troca. Não importando o cansaço, mas aquele dia deveria ser especial para ele, mas não por ele, mas pelas pessoas que precisam de ajuda, desde a mais singela orientação, ao apoio mais humano de mostrar que elas terão a ajuda que precisam.

Tivemos também oportunidade de conhecer o ator Marcos Pigossi que se mostrou super empolgado em poder participar do evento pela 1º vez, já que nos anos anteriores a agenda não permitiu. Ele estava super feliz em poder ajudar para o sucesso do evento.

Até mesmo ‘a nossa cicerone’, Luciana, contou uma experiência que teve ao longo do Ação Global que a marcou muito e pudemos perceber que este evento não é o trabalho de uma única instituição, mas o trabalho de pessoas e instituições dispostas a doar um pouco do seu tempo e recursos para o próximo.

Veja mais no Blog Ação Global

Postado por:
Categorias:
Cidadania, Evento