Um jeito de ver o Mundo….

Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito

15 abr 2011

A mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito – em cartaz há sete anos no Centro Cultural Banco do Brasil – apresenta o filme “Sonhos Roubados”.   O longa de Sandra Werneck foi premiado pelo voto popular como o melhor filme de ficção no Festival do Rio 2009.  As sessões acontecem no sábado e no domingo, dias 16 e 17 de abril, às 16h, com legenda oculta e audiodescrição.

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro abriga o Cinema Nacional Legendado desde 2004, com exibição dos filmes em sistema closed caption.  Há três anos, a mostra estendeu seu público aos portadores de deficiência visual, graças ao equipamento da sala de cinema com 40 fones sem fio adaptados à tecnologia avançada de audiodescrição, que descreve as cenas dos filmes para quem não pode ver o cenário, figurinos, expressões etc.

Segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2000, cerca de 24,5 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, entre os quais 16,6 milhões de portadores de deficiência visual (9,8% da população) e 5,7 milhões de portadores de deficiência auditiva (3,4% da população).  No município do Rio de Janeiro, o Censo 2000 encontrou 828,4 mil portadores de pelos menos uma deficiência, que representavam 14,1% da população carioca, sendo 519,4 mil com deficiência visual (8,9%) e 190 mil com deficiência auditiva (3,2%).

A mostra Cinema Nacional Legendado & Audiodescrito é uma iniciativa da fonoaudióloga Helena Dale, em parceria com a ARPEF e com o Centro de Produção de Legendas (CPL). Ao longo dos anos, a fonoaudióloga vem lutando para melhorar a acessibilidade dos deficientes auditivos à cultura. Em busca de um tratamento ideal pra seu filho Alexandre, que ficou surdo aos 10 meses de idade, Helena também criou o Centro de Produção de Legenda, responsável pela legenda oculta dos filmes nacionais exibidos na mostra CNL&A, no CCBB-RJ, e nos filmes da Rede Globo.

A partir do desejo de alguns alunos em assistir filmes nacionais com legendas especiais para deficientes auditivos, Helena criou o projeto, que depois se estendeu aos portadores visuais.  Hoje, o filho Alexandre acompanha Helena em sua luta e vem atuando também junto à Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS). Em fevereiro de 2011, ele representou o Brasil no 16º Congresso Internacional da Federação Mundial de Surdos, na Eslovênia.

“SONHOS ROUBADOS”

Com poesia e sensibilidade, Sonhos roubados conta a trajetória de três adolescentes que vivem na periferia carioca. As famílias disfuncionais, a gravidez precoce e a falta de dinheiro são realidades cotidianas. Elas acabam encontrando na prostituição uma saída. Mesmo assim, usam o humor todo o tempo para refletir suas decisões e procuram curtir a vida com as oportunidades que surgem: um namoro novo, um baile funk ou aquele mp3 tão sonhado.  Jéssica (Nanda Costa) divide suas atenções entre cuidar do avô Horácio (Nelson Xavier) e de sua filha Britney, fruto do relacionamento com o evangélico Andresson (Silvio Guindane). Já Daiane (Amanda Diniz), amiga e moradora da mesma comunidade, vive em busca do afeto de seu pai, Seu Germano (Ângelo Antônio), figura ausente e que reluta em ajudá-la a dar uma festa de 15 anos. Sabrina (Kika Farias) completa o trio de adolescentes de Sonhos roubados se apaixonando por um traficante da comunidade. Apesar de todos os problemas, as meninas buscam realizar seus sonhos. Por isso, não hesitam em se divertir no baile funk ou faltar aula para ir à praia

Ficha Técnica
Gênero: Drama
Duração: 90 min.
Lançamento (Brasil): 2010
Distribuição: Europa Filmes
Direção: Sandra Werneck
Roteiro: Paulo Halm, Michelle Franz, Adriana Falcão, Sandra Werneck, José Joffily, Mauricio O. Dias
Produção: Sandra Werneck
Produção executiva: Elisa Tolomelli
Direção de produção: Fernando Zagallo
Co-produção: Cineluz, Estudios Mega, Labocine
Música: Fabio Mondego, Fael Mondego,Marco Tommaso
Edição de som: Waldir Xavier
Som direto: Leandro Lima
Fotografia: Walter Carvalho
Direção de Arte: José Joaquim
Edição: Mair Tavares

Elenco

Nanda Costa (Jéssica)
Amanda Diniz (Daiane)
Kika Farias (Sabrina)
Marieta Severo (Dolores)
Daniel Dantas (Tio Pery)
Angelo Antonio (Seu Germano)
Lorena da Silva (Tia Socorro)
Nelson Xavier (Horácio)
Guilherme Duarte (Wesley)

CINEMA NACIONAL LEGENDADO E AUDIODESCRITO
Local: CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – 1º andar – Centro – Rio de Janeiro.
Data de “Sonhos Roubados”: 16 e 17 de abril, sábado e domingo, às 16 horas
Entrada Franca – Distribuição de senhas – 1 hora antes da sessão
Informações: 21. 3808-2020

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Fim de semana