Clóvis Bornay é tema de exposição no Centro de Referência da Música
A Secretaria Municipal de Cultura apresenta a exposição “Abram Alas para Clóvis Bornay”, no Centro de Referência da Música Carioca, com fotos, fantasias e medalhas do carnavalesco. A mostra homenageia Clóvis Bornay, que dedicou 77 anos de sua vida ao Carnaval. O público poderá assistir também ao documentário com depoimentos das filhas adotivas de Bornay, além de escutar marchinhas gravadas pelo historiador. Com entrada franca, a mostra pode ser vista de terça a sábado, das 10h às 17h30.
O Carnaval era a grande paixão de Bornay e foi ele o responsável por convencer o então diretor do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Sílvio Piergilli, a instituir bailes de Carnaval de gala com concurso de fantasias, inspirado no modelo dos bailes de Veneza. Era o ano de 1937, e Clóvis logo arrebatou o primeiro lugar no concurso, feito que repetiria em diversas ocasiões. Sua primeira fantasia vencedora foi “Príncipe Hindu”.
Clóvis Bornay foi também o carnavalesco de grandes escolas de samba, como o Salgueiro em 1966, Portela em 1969 e 1970, e da Mocidade em 1972 e 1973. Com a Portela, ganhou o campeonato de 1970 com o enredo “Lendas e mistérios da Amazônia”.
O Centro Municipal de Referência da Música Carioca fica na Rua Conde de Bonfim, 824, na Tijuca. Telefone: 3238-3831.
Serviço:
Exposição “Abram Alas para Clóvis Bornay”
Vista: de terça a sábado, das 10h às 17h30
Local: Centro Municipal de Referência da Música Carioca
Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca
Telefone: 3238-3831
Entrada franca
Fonte: DOM
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Carnaval, Dicas, Fim de semana, Samba, Turismo