Um jeito de ver o Mundo….

Trem do Samba em comemoração ao Dia Nacional do Samba

25 nov 2010

Criado por decreto-lei o “Dia Nacional do Samba” é o reconhecimento aos artistas e a todos aqueles que ao longo de muitos anos fizeram do Carnaval a maior expressão da cultura popular brasileira. A idéia de se estabelecer um dia para homenagear o samba surgiu no encerramento do I Congresso Nacional, realizado entre os dias 28 de novembro e 2 dezembro de 1962, onde se consagrou o Dia do Samba.

O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional aprovou, em 9 de outubro de 2007, em votação de seu conselho consultivo, o samba carioca como patrimônio cultural imaterial do Brasil, nas suas três principais formas de expressão: o partido alto, o samba de terreiro e o samba-enredo.

Trem do Samba

O “Trem do Samba” mantém a tradição nas comemorações do Dia Nacional do Samba. Rodas de Samba e grupos tradicionais cariocas ocupam os vagões de trens numa festa super animada, da Central do Brasil a Oswaldo Cruz.

Este ano a 15ª edição do Trem do Samba está marcada para os dias 2 e 4 de dezembro. Os shows na estação da Central do Brasil são seguidos pelas saídas dos trens com destino a Oswaldo Cruz, onde serão montados três palcos. Para atender aos passageiros na volta do evento, a SuperVia programou trens extras de Oswaldo Cruz para a Central do Brasil às 21h, 22h e 23h.

No dia 2 às 19h, a comemoração ficará por conta do compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, que receberá a Velha Guarda da Portela, a Velha Guarda do Império Serrano, o Jongo da Serrinha, Mauro Diniz, Serginho Procópio e Renatinho Partideiro, no palco montado na estação Central do Brasil.

No sábado dia 4 de dezembro, a partir das 11h, será realizado o show no mesmo palco da Estação Central do Brasil , com Marquinhos de Oswaldo Cruz recebendo grandes nomes do samba como; Wilson Moreira, Nelson Sargento, além das ilustres Velhas Guardas da Portela, Império Serrano, Mangueira, Salgueiro e Vila Isabel e a Bateria do Mestre Faísca.

Para embarcar nesses trens especiais, será necessário trocar 1 kg de alimento não perecível por um ticket de entrada, a partir das 9h do dia 4 de dezembro, na estação Central do Brasil.

Trem do Samba

Dia Nacional do Samba em Caxias

Duque de Caxias vai comemorar o Dia Nacional do Samba com apresentações de Monarco, da Velha Guarda da Portela e Mauro Diniz. O evento, que será realizado no dia 3 de dezembro, a partir das 17h, no Espaço Forró na Feira, ao lado da Estação Ferroviária, no bairro 25 de Agosto, contará ainda com a participação de artistas e sambistas da cidade, além da bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, da Pimpolhos e Velha Guarda.

O evento também servirá como lançamento do Projeto “Estação do Samba” que a Secretaria de Cultura e Turismo estará promovendo a partir de janeiro. As apresentações acontecerão todas as sextas-feiras, no mesmo espaço, com grupos de samba do município e artistas convidados.


Lançamento do CD das Escolas de Samba do Grupo Especial 2011

O CD oficial das escolas de samba do Grupo Especial carioca para o carnaval de 2011  começou a ser vendido nas lojas do Rio de Janeiro na última terça-feira (23). O lançamento oficial do CD das escolas do Grupo Especial será no dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba, numa festa exclusiva para convidados na Cidade do Samba.