Um jeito de ver o Mundo….

Disseminando um Rio melhor

14 fev 2011

Tecnologia, entretenimento e design disseminando ideias que se conectam em prol de um Rio de Janeiro melhor. Esses são os conceitos por trás do TEDxRio, evento independente organizado sob licença do TED Conferences, que acontece amanhã no Vivo Rio. E o Itaú, como patrocinador dessa iniciativa, contribui ainda mais para compartilhar com a sociedade o conteúdo completo do evento. Na manhã do próprio dia 15 entra no ar o site www.feitoparavoce.com.br que transmitirá todas as palestras em tempo real, além de disponibilizar tweets sobre o conteúdo das apresentações e fotos do evento. Estão confirmados já nomes como Armínio Fraga, André Urani, Oskar Metsavaht, Rodrigo Arboleda entre outros. As inscrições para o evento já estão encerradas. No entanto, você pode acompanhar tudo que acontece no pelo site, e assim, não perder nenhum movimento do primeiro encontro TEDxRio.

O Visão Carioca vai cobrir o evento através do Twitter, acompanhe em: http://twitter.com/visaocarioca

Um dia de evento em 4 blocos inspiradores

A programação vai das 7h30 às 19h30 com 4 blocos de palestras, dois de manhã e dois à tarde, seguindo o cronograma a seguir:

1 – VISÕES (9h30)

Ricardo Guimarães – reconhecido como pioneiro do conceito de branding como abordagem de gestão para organizações em ambientes de constante mudança, trabalha com clientes como: Santander, Vivo, Natura, TAM, CPFL, BM&FBOVESPA, Globo, Rossi, Afroreggae, entre outros, além de escrever para a revista Trip.

Rique Nitzsche e Paulo Reis – Dupla de amigos com experiência compartilhada em projetos e em Design Thinking, uma metodologia de resolução de problemas complexos visando uma melhor experiência humana e um mundo mais sustentável

José Pacheco – Educador português, coordenador da Escola da Ponte, reconhecida instituição que foge dos modelos tradicionais de educação.

Rodrigo Arboleda – co-criador da revista Wired e CEO da organização One Laptop per Child, que busca diminuir as diferenças na educação a partir da inclusão social.

Carlos Roberto Osório – Secretário-geral da candidatura Rio 2016, é atualmente secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos.

Coffee break (11h15)

2 – PEQUENOS GIGANTES (11h45)

Jorge Lopes – 3D em gestantes – desenvolveu um projeto que alia exames de ressonância magnética, ultrassonografia e tomografia computadorizada. As imagens captadas são transformadas em modelos matemáticos e, no último passo, viram modelos 3D com a chamada prototipagem rápida, que é a tecnologia para impressão tridimensional.

Ricardo Bellino – Fundador do INEMP – Instituto do Empreendedor e Mentor da Escola da Vida, Bellino é um empreendedor serial auto-didata, que ficou conhecido internacionalmente por suas sociedades com grandes ícones como John Casablancas e Donald Trump.

Jaílson de Souza e Silva – Geógrafo, Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é secretário executivo da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e coordenador-geral do Observatório das Favelas.

Hélder Araújo – Membro da comunidade TED Internacional e organizador do TEDx São Paulo e do TEDx Amazônia. Desenvolveu trabalhos para World Food Program e World Health Organization e é cofundador do BUSK.com e da WEBCITIZEN.com.br.

Alex Silva de Souza – funcionário do Itaú há nove anos, começou na empresa atendendo clientes Private Label. Hoje trabalha com microcrédito em comunidades carentes ajudando empreendedores. O nível de inadimplência em sua área hoje é de 0,79 %

Thelma Fraga – Juíza há 15 anos, criou o Projeto Grão, que ajuda na reintegração dos detentos à sociedade.

Rafael Mellin – Diretor e produtor de tv, publicidade e documentários. Fascinado por imagens em movimento e apaixonado pelo mar. Iniciou a carreira aos 17, dirigindo documentários sobre surfe, viajando por mais de 25 países em busca de ondas. Já recebeu diversos prêmios por suas produções. Desenvolve projetos associando o surf e a cidade.

Almoço (13h00)

3 – LEVEZA RIO  (15:00)

Christian de Castro – Produtor do longa Rio, Eu Te Amo

Sérgio Besserman – Economista, ambientalista e membro do Conselho Diretor da ONG WWF-Brasil. Atual Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Não Conta Lá em Casa (Programa Multishow) – Leondre, Pesca, UFO e Fran – Quatro amigos encaram muitas aventuras e descobertas ao buscarem os destinos de viagem mais inóspitos do planeta.  O objetivo é desbravar, vivenciar e aprender com lugares como Iraque, Coréia do Norte, Bósnia, Somália, Afeganistão, Kosovo e por aí vai! Uma despretensiosa (e interessante) aula de política, geografia, empreendedorismo e coragem apresentada por quatro jovens viajantes em busca de conhecimento.

Oskar Metsavaht – criador da Osklen e do Instituto e-brigade, transitando entre áreas como moda, audiovisual, design de mobiliário, ações socioambientais e expedições.

Christian Aranha – Co-Fundador da Cortex Intelligence e coordenador do CortexLabs, núcleo de pesquisa e inovação do Rio de Janeiro referência internacional na área de Web 3.0, Web Semântica e Inteligência Artificial.Fundador da Cortex Intelligence.

Alexandre Kassin e Marcelo Camelo – Alexandre Kassin é produtor musical, cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Marcelo Camelo é compositor, cantor, guitarrista e violonista. Ficou conhecido como vocalista e guitarrista da banda de rock Los Hermanos. Atualmente, segue em carreira solo.

Coffee break (16h30)

4 – RIO, PRÓXIMO CAPÍTULO (17h00)

Armínio Fraga – Economista, ex-presidente do Banco Central do Brasil, foi diretor-gerente da Soros Fund Management em Nova York, vice-presidente da Salomon Brothers, Nova York e economista-chefe e gerente de operações do Banco Garantia. É sócio fundador da Gávea Investimentos e presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa.

Dra. Rosa Célia Barbosa – Fundou em 1996 a Fundação Pró Criança Cardíaca. Está prevista para o segundo semestre de 2011 a inauguração do Hospital Pró Criança. Desde a fundação mais de 16.000 crianças já foram atendidas.

Queremos –  Bruno Natal – O Queremos é uma ferramenta de mobilização, focada no financiamento e divulgação de eventos, através da qual o público compra e garante a realização de um evento, podendo até ser reembolsado integralmente se a venda de ingressos for um sucesso. Miike Snow, Belle & Sebastian, Mayer Hawthorne, Two Door Cinema Club e Vampire Weekend são artistas que tocaram no Rio através desse sistema.

Dra. Vera Cordeiro – Depois de trabalhar mais de 10 anos no Hospital da Lagoa, a médica fundou em 1991 a Associação Saúde Criança. Em 2005, Vera foi considerada pela revista Forbes a mulher mais influente no Brasil na área de Saúde.

André Urani – Economista e atual presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade e autor do livro “Trilhas para o Rio”, um estudo científico sobre problemas e soluções relativos à rotina da cidade.

Encerramento (19h00)


Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Investimento, Tecnologia