Um jeito de ver o Mundo….

Novo radar meteorológico no Sumaré

07 dez 2010
Equipamento será operado pela Geo-Rio e vai otimizar a operação do sistema Alerta Rio, captando mais rapidamente a chegada de temporais

A Fundação Geo-Rio já começou a implantar no Sumaré o novo radar meteorológico para o sistema Alerta Rio, que deve começar a operar ainda este mês. Com valor estimado R$ 2,5 milhões (aquisição e instalação), o radar vai captar mais rapidamente a chegada de temporais, otimizando a operação do sistema. O equipamento terá um alcance de 250 quilômetros e tecnologia Doppler, que consegue atravessar as nuvens, medindo sua velocidade e direção.

Atualmente, a Geo-Rio utiliza os dados do equipamento instalado no Pico do Couto (pertencente ao Comando da Aeronáutica e instalado no município de Petrópolis). O equipamento vai cobrir toda a cidade e já começou a ser montado, podendo ser visto ao lado da torre da telefonia Embratel, no Sumaré. O alcance operacional (raio em torno do equipamento em que as informações são de alta confiabilidade) será de 250 km, ultrapassando os limites do Município do Rio de Janeiro, em média, pouco mais de 200 km.

Hoje, antes de atingirem o território municipal, as chuvas são monitoradas por acompanhamento de imagens do radar do Pico do Couto, imagens de satélite (GOES), detectores de descargas elétricas (RINDAT), boletins horários de aeródromos (METAR) e pelas redes pluviométricas automáticas (INMET e INEA) cujas informações estão disponíveis na Internet. Quando as chuvas atingem o município, elas passam a ser, também, monitoradas pelas 32 estações pluviométricas da Prefeitura, cujos registros são efetuados a cada 15 minutos e imediatamente enviados para a sala de controle do Sistema Alerta Rio.

O novo radar possibilitará o acesso a informações de precipitações que se originam entre as altitudes de 700 m e 1800 m, as quais radar do Pico do Couto não consegue captar por estar situado a uma altitude de 1800 m. Além disso, o novo radar será integralmente operado pela Prefeitura – o que possibilitará a realização de estudos específicos durante a ocorrência de certos eventos pluviométricos que podem atingir o Rio de Janeiro, o que não é possível atualmente porque o radar do Pico do Couto tem como principal função contribuir para proteção e segurança ao vôo.

O radar não faz a previsão pluviométrica. O equipamento mostra as condições (localização e intensidade) das chuvas a cada momento e, estas informações, em conjunto com outros parâmetros meteorológicos (vento, umidade, etc.) permitem que o meteorologista efetue uma previsão de curtíssimo prazo (nowcasting) em relação à trajetória mais provável que a chuva terá nas próximas horas.

Fonte: DOM

Postado por:
Categorias:
Investimento, Tecnologia, Tempo