Um jeito de ver o Mundo….

Rio com chuva

09 set 2010

O que fazer na Cidade Maravilhosa quando o céu fica cinza

Adriana Calcanhoto cantou que cariocas não gostam de dias nublados. E eu acrescento que eles simplesmente detestam dias com chuva. Nas ruas, o movimento é bem mais fraco, e o trânsito fica mais intenso que o normal. Lojas e restaurantes de rua, que normalmente ficam cheios, dividem o público com os shoppings – o que, para quem quer passear e conhecer melhor a cidade, é ótimo.

Durante a semana, a boa é passear pelo Centro da Cidade. Tanto a região da Cinelândia quanto a do Centro Antigo são boas opções, mesmo com chuva. Cercada de arranha-céus, a Cinelândia tem as características comuns ao Centro de uma metrópole. Localizada no final da Avenida Rio Branco, uma das vias mais importantes do bairro, ela é o nome popular para a região da Praça Floriano, que vive o mesmo cenário, de segunda a sexta – passos apressados, um vai e vem de pessoas de olho no relógio ou distraídas pelo celular; sem contar o constante “burburinho” de sirenes e buzinas provocado pelo tráfego intenso de carros, ônibus, vans e táxis. Com esse ritmo incessante, a Cinelândia também se destaca por ser rodeada de prédios comerciais, bancos e restaurantes. E chegar até lá é fácil – cariocas e visitantes podem contar com diversas linhas de ônibus e uma estação de metrô, também batizada de Cinelândia. Em dias de chuva, a paisagem ganha também o movimento dos guarda-chuvas, que dão um colorido especial à paisagem da praça.

Deixando de lado esses traços de modernidade, a Cinelândia é também contornada por espaços culturais imperdíveis, que revelam um pouco da história da região. Entre esses pontos estão a Biblioteca Nacional, o Museu Nacional de Belas Artes, o recém-reformado Theatro Municipal e o Centro Cultural da Justiça Federal. Há ainda o Odeon Petrobras, que abriu as portas em 1932, sendo o último dos grandes cinemas erguidos na Cinelândia, por onde passam o Festival do Rio e outros festivais, como o Anima Mundi e o Curta-Cinema. Como todos ficam muito próximos, é possível percorrer esse circuito cultural em apenas um dia, mesmo com chuva. Cada lugar oferece uma programação para toda a família, com entradas a preços populares.

No Centro Antigo, há a igreja da Candelária, o Centro Cultural Banco do Brasil, a Casa França Brasil, o Centro Cultural dos Correios e o Paço Imperial, além de bons restaurantes nas ruas do Mercado, do Rosário e do Ouvidor. Assim como na Cinelândia, esses espaços culturais também ficam pertos e têm uma decoração que também vale ser vista à noite. Esse lugar do Centro do Rio chama a atenção por guardar um charme especial devido ao seu clima cultural e por formar um conjunto arquitetônico de encantar qualquer um. Os restaurantes dessa região mantêm a mesma graça dos dias ensolarados, mesmo sem a alternativa de escolher uma mesinha ao ar livre.

Caso a chuva não seja muito forte, ainda vale a subida no Pão de Açúcar, porque a vista da cidade é bonita mesmo com chuva. Por ser um mirante relativamente baixo, a vista da cidade no Morro da Urca não fica muito prejudicada. No alto do Pão de Açúcar, acessível no segundo trecho de bondinho, vento e chuva podem incomodar. Mesma coisa para o Mirante do Pasmado, em Botafogo, e Dois Irmãos, no Leblon. Se a ideia for conhecer ou voltar ao Cristo Redentor, vá sabendo que a possibilidade de ver apenas nuvens lá de cima é bem grande.

E já que não dá pra tomar uma água de coco ou um chopp na praia, mude-se para o Baixo Copa, na altura da Rua Bolívar com Domingos Ferreira, em Copacabana. Já na esquina com a praia tem a Cervejaria Devassa – uma das cervejarias mais famosas na cidade, unindo descontração e boa cerveja, batizada com o mesmo nome do bar. Seguindo a rua, temos outras opções de bares charmosos, como Belmonte e Boteco da Garrafa – todos são boas alternativas para comer e beber bem, jogando conversa fora, em clima bem informal, típico do carioca. Uma pedida mais sofisticada é tomar um drink nos bares dos hotéis à beira-mar, como o Londra (Fasano, em Ipanema) e o Bar d’Hotel (Marina, no Leblon). O Londra, por exemplo, é o point dos descolados e dos artistas. Por lá já passaram diversas personalidades, como Madonna, Tom Cruise, entre outros.

As ruas internas de Ipanema e Leblon também são uma boa opção para passear e matar o tempo enquanto o sol não volta. São diversas vitrines de griffes e boas casas de suco para um lanche – coisa mais carioca, impossível. O Shopping Leblon é uma possibilidade para fugir da chuva e lá estão inúmeras lojas e um leque variado de restaurantes e lanchonetes. Para os gays, a rua Farme de Amoedo, no coração de Ipanema, não deixa de ferver nem debaixo d’água. Os fãs de bossa nova têm na rua Vinícius de Moraes, também em Ipanema, a Toca do Vinícius e o bar Garota de Ipanema, totalmente inspirados no movimento bossa-novista.

À noite, a Lapa continua sendo uma opção, mas o burburinho das ruas se transfere para o interior das diversas casas noturnas. O carioca não se deixa desanimar pela chuva e sai para encontrar os amigos e se divertir. A dica é ficar de olho nas programações do Circo Voador e da Fundição Progresso, as duas maiores casas de show da região. Ambas mantêm suas atrações em dias de chuva. Até o Circo Voador, que tem uma parte externa, não cancela as apresentações em dias chuvosos. O próprio público entra no clima e topa assistir ao show acompanhado pela chuva ou procura um espaço na área interna, que fica mais disputada ainda. Os tradicionais bares que animam a vida boêmia do bairro se estendem prncipalmente pela Avenida Mem de Sá e pela rua do Lavradio, as duas vias mais movimentadas durante a noite. Sobram boas indicações de bares, como o Rio Scenarium, Sacrilégio, Centro Cultural Carioca, Democráticos, Carioca da Gema e Lapa 40°, que além de um bom cardápio, também contam com uma programação musical para agitar a noite e fazer qualquer um se esquecer da chuva do lado de fora. Os barzinhos também ficam cheios, como o Antonio’s e o Botequim Informal, que reúnem uma galera bonita e animada, que se encontra para conversar, rir e paquerar.

Também não faltam alternativas para a criançada. O Planetário da Gávea,a Zona Sul, abriga o Museu do Universo, diversos experimentos, sessões para as crianças e duas cúpulas de observação do céu. Em diversos shoppings da cidade, como o Via Parque, na Barra (Zona Oeste) há brinquedotecas, cinemas e lojas voltadas para o público infantil. No Barra Shopping, ainda Barra, a pedida é juntar a família inteira pra jogar boliche e jogos eletrônicos no Hot Zone. Outra pedida é dar uma olhada nos filmes em exibição nas 18 salas de exibição do New York City Center, que fica ao lado do Barra Shopping. A réplica da Estátua da Liberdade, que fica na entrada do shopping é algo que encanta a garotada.

Serviços:

Bondinho do Pão de Açúcar
Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca
Telefone: (21) 2461-2700
Horário da bilheteria: diariamente, das 08h às 19h50
Ingressos (até o Pão de Açúcar): R$ 44 (adultos); R$ 22 (crianças de 06 a 12 anos); Grátis para crianças com menos de seis anos.
Cartões: Mastercard, Dinners e Visa

Cervejaria Devassa
Endereço: Rua Bolívar, 8 – Copacabana
Horário: De segunda a quinta, das 11h às 02h; Sexta, sábado, domingo e feriado, das 11h às 03h.
Mais informações: (21) 2236-0667 / www.devassa.com.br

Boteco Belmonte
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 242 (esquina com a Rua Bolívar) – Copacabana
Horário: diariamente, das 09h até o último cliente
Mais informações: (21) 2255-9696/0785/7384 / www.botecobelmonte.com.br

Boteco da Garrafa
Endereço: Rua Bolívar, 27, loja A – Copacabana
Horário: Segunda a sábado, das 16h à 1h. Domingos, das 12h à 1h
Mais informações: (21) 2255-1680/3610 / www.botecobelmonte.com.br/garrafa

Bar Londra  – Hotel Fasano

Endereço: Av. Vieira Souto, 80 – Ipanema
Horário: Segunda a sábado, a partir das 19h
Mais informações: (21) 3202-4000

Bar D’Hotel – Hotel Marina All Suites

Endereço: Av. Delfim Moreira, 696 – Praia do Leblon
Horário: diariamente, das 18h à 1h
Mais informações: (21) 2172-1100

Shopping Leblon

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Leblon
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h às 21h.
Mais informações: (21) 3138-8000 / www.shoppingleblon.com.br

Circo Voador
Endereço: Rua dos Arcos, s/nº – Lapa
Mais informações: (21) 2533-0354 / www.circovoador.com.br

Fundição Progresso
Endereço: Rua dos Arcos, 24 – Lapa
Mais informações: (21) 2220-5070

Rio Scenarium
Endereço: Rua do Lavradio, 20, Lapa
Horário: diariamente, a partir das 19h
Mais informações: (21) 3147-9005 / www.rioscenarium.com.br

Sacrilégio

Endereço: Av. Mem de Sá, 81 – Lapa
Horário: De terça à sexta, a partir das 19h. Sábados, a partir das 20h. Fechado às segundas.
Mais informações: (21) 3970-1461 / 2222-7345 / www.sacrilegio.com.br

Centro Cultural Carioca

Endereço: Rua do Teatro, 37 – Centro
Horário: De segunda a sexta, das 11h às 20h. Sábado, das 16h30 às 20h30.
Mais informações: (21) 2252-6468

Clube dos Democráticos
Endereço: Rua do Riachuelo, 91 – Lapa
Horário: Quinta a Sábado, a partir das 22h
Mais informações: De quinta a sábado, a partir das 22h. Domingos, a partir das 20h.

Bar Carioca da Gema
Endereço: Rua Mem de Sá, 79 – Lapa
Horário: De terça a sexta, a partir das 18h. Sábados, a partir das 19h. Fechada às segundas e domingos.
Mais informações: (21) 2221-0043 / www.barcariocadagema.com.br

Lapa 40º
Endereço: Rua Riachuelo, 97 – Lapa
Horário: diariamente, das 18h às 4h.
Mais informações: (21) 3970-1338/1329/1334

Antonio’s Bar
Endereço: Av. Mem de Sá, 88
Horário: das 09h até o último cliente
Mais informações: (21) 2507-0971 ou (21) 2224-4197

Bar Informal
Endereço: Rua do Lavradio, 192
Horário: de segunda a sábado, das 12h às 02h
Mais informações: (21) 2224-0492 e 2242-0123

Planetário da Gávea
Endereço: Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 – Gávea
Horário: De segunda a sexta, das 08h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 15h às 20h.
Mais informações: (21) 2274-0046 / www.planetariodorio.com.br

Shopping Via Parque
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 15h ás 21h.
Mais informações: (21) 2421-9222

Barra Shopping
Endereço: Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 13h às 21h.
Mais informações: (21) 3089-1050 / www.barrashopping.com.br

New York City Center
Endereço: Av. das Américas, 4666 – Barra da Tijuca
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 13h às 21h.
Mais informações: (21) 3089-1050 / www.barrashopping.com.br

Foto: Alexandre Macieira|Riotur

Fonte: Guia Rio

Postado por:
Categorias:
Dicas, Fim de semana, Tempo, Turismo