Um jeito de ver o Mundo….

Prefeitura lança livro sobre a Geografia do Rio Colonial

06 dez 2010

O lançamento de Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502-1700), de Maurício de Almeida Abreu, nesta quarta-feira, às 19h, no Palácio da Cidade, chega bem no momento em que a população carioca voltou a ter orgulho de sua cidade. A publicação é um ponto alto na historiografia do Rio e resultou de minuciosa pesquisa realizada ao longo de 15 anos pelo autor, que investigou criteriosamente todos os arquivos no Brasil e no exterior onde se encontravam documentos sobre as nossas origens.

O objetivo de Maurício Abreu, considerado um dos maiores geógrafos brasileiros com pós-doutorado na Universidade de Tübingen e no Institut de Recherche des Societés Contemporaines, foi o de discutir um lugar que não existe mais, um lugar do passado: o Rio de Janeiro dos séculos XVI e XVII.

Para reconstruir esse lugar, Maurício estendeu sua busca a cartórios e realizou levantamentos detalhados da propriedade fundiária urbana e rural que lhe permitiram traçar um retrato fiel do espaço fluminense. Vasculhou as relações entre a monarquia distante, porém cautelosa e controladora, e as autoridades locais, bem como o papel da igreja, todos agentes fundamentais para a engrenagens que movimentaram o Brasil colonial.

O mergulho profundo de Maurício Abreu nos vestígios do Rio de Janeiro dos séculos XVI e XVII é um precioso instrumento para que cariocas, fluminenses e brasileiros possam avaliar melhor a cidade moderna e encontrar nela valores que devem ser preservados. O Instituto Pereira Passos (IPP) está lançando a obra.

Serviço:

Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502-1700)
Lançamento: 8 de dezembro
Local: Palácio da Cidade
Endereço: Rua São Clemente, 360 – Botafogo)
Horário: 19 horas
Preço: R$ 200,00
900 páginas / 2 volumes

Fonte: DOM

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, História