Um jeito de ver o Mundo….

Curta Cinema 2010

20 out 2010

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro

O final de outubro reserva um evento especial para os cinéfilos de plantão. É a 20ª edição do Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, que acontece de 28 de outubro a 07 de novembro, em quatro pontos da cidade – Cine Odeon (Centro), Caixa Cultural (Centro), Oi Futuro (Ipanema) e Ponto Cine (Guadalupe Shopping). Ao todo são 200 filmes de sete estados brasileiros e Distrito Federal e de 24 países, como Irã, Finlândia e Estados Unidos. O barato é que todas as atividades são abertas ao público e têm entrada franca sendo, assim, uma boa dica de passeio para toda a família.

As exibições são divididas em oito programas diferentes: Competição Internacional (41 filmes), Competição Nacional (33 filmes), Panorama Latino-Americano (16 filmes), Panorama Carioca (20 filmes), Infantil, Infanto-juvenil e Jovem, Diversidade Sexual, Midnight e Maratona 1 e 2.

Com essa programação, o festival será um ponto de encontro não só dos amantes do Cinema, mas também de novos cineastas, sendo uma ótima oportunidade para ficar mais perto desse formato “curta-metragem”, que conta ainda com poucos espaços de exibição no país. E pensando na interatividade com o público, serão realizados debates, workshops e encontros com nomes importantes do mundo audiovisual.

As sessões Escolas, por exemplo, serão dedicadas aos pequenos e à garotada. A ideia é incentivar a participação de escolas e projetos sociais em sessões especialmente desenvolvidas para o público infanto-juvenil. São três programas de acordo com cada faixa etária: Programa Infantil 1 (de 4 a 7 anos); Infantil 2 (de 8 a 11 anos) e Jovem (de 12 a 16 anos). Para dar uma mãozinha a essa proposta, um ônibus fará o transporte de alunos e professores até Cine Odeon Petrobras, onde vão rolar essas sessões especiais.

Os aficcionados pela sétima arte ainda podem se inscrever, até o dia 20 de outubro, em três outros projetos: Workshop de Direção, com o premiado diretor Cláudio Assis, nos dias 29 e 30 de outubro, das 14h às 17h, no Oi Futuro Ipanema; Laboratório de Projetos de Curtas Metragens, coordenado por David França Mendes, Nora Goulart e André Klotzel, entre 3 e 5 de novembro, das 14h às 18h, na Escola Oi Kabum e Prêmio Júri Jovem; e Prêmio Júri Jovem, nos dias 23 e 24, a partir das 14h. Os interessados podem realizar a inscrição pelo site www.curtacinema.com.br.

Serviço:

CURTACINEMA–Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro
De: 28 de outubro a 07 de novembro
Locais:
– Cine Odeon (Praça Floriano, 07 – Cinelândia)
– Caixa Cultural (AV. Almirante Barroso, 25 – Centro)
– Oi Futuro (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema)
– Ponto Cine (Estrada do Camboatá, 2300 – Guadalupe Shopping)
Entrada franca
Confira a programação completa no site: www.curtacinema.com.br

Foto: Divulgação

Fonte: GuiaRio

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Evento, Fim de semana