Um jeito de ver o Mundo….

Dicas de programas para o mês das crianças

04 out 2010

Cultura para pequenos

Depois de um ano de espera, os pequenos podem comemorar – chegou o Dia das Crianças. E por que não celebrar essa data durante todo o mês de outubro? Ficam aqui três dicas de programas culturais que passam pelo dia 12 e se estendem até 31 de outubro. Essa dose tripla tem classificação etária livre e preços populares.

Para incentivar a leitura entre os pequenos, o Forte de Copacabana recebe o Projeto “Lê pra mim?” em todos os finais de semana, a partir das 17h. É uma oportunidade para visitar o Forte e ainda curtir a leitura de livros da literatura infantil brasileira. Ao todo são dez leituras e, a cada dia, um artista diferente conta uma história para crianças de 4 a 8 anos.

Os contadores são rostos conhecidos da maioria da platéia – Alexandre Borges, Cláudia Raia, Daniele Suzuki, Flávia Rubim, Isabela Garcia, Paulo Mathias Jr, Rafael Zulu, Reynaldo Gianecchini, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça e Zezé Motta. Só fique ligado à distribuição de 50 senhas, que acontece uma hora antes do início da sessão – às 16h.

Já o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro da cidade, decidiu realizar a Sessão Criança, com a exibição gratuita de filmes para o público infanto-juvenil, falados ou dublados em português. Como o dia 12 é especial, quatro filmes “surpresas” serão exibidos na Maratoninha Sessão Criança, a partir das 14h. Quem quiser, pode aproveitar também a Sessão Criança no final de semana do feriado. Nos dias 09 e 10 será a vez do filme de animação “Happy Feet – O Pinguim” fazer a felicidade da garotada. Nas duas semanas seguintes, outras duas animações também estarão na telona – Robôs (16 e 17) e Monstros S.A. (23 e 24).

O último final de semana do projeto (30 e 31) será diferente e dedicado a Walt Disney, com a exibição do filme “As aventuras de Oswaldo, o Coelho Sortudo”, além de uma coletânea das primeiras animações de Walt Disney. Não se esqueça que as senhas são distribuídas uma hora antes da sessão, exclusivamente para crianças acompanhadas de seus responsáveis.

Outro presente para o mês é o Unicirco Marcos Frota, que vai tomar conta da histórica Quinta da Boa Vista, no bairro imperial de São Cristóvão. Com 25 anos de estrada, o circo estreia no dia 09 de outubro, sábado, levando muita alegria para uma das residências da família imperial portuguesa no Rio, que também festeja cem anos no dia 12. A casa se tornou o Museu Nacional e, hoje, a propriedade também abriga o Jardim Zoológico e uma extensa área verde que, nos próximos dias, vai ganhar o colorido do circo.

Quem aceitar essa proposta vai assistir ao espetáculo “Trapézio” – um musical circense realizado por artistas formados pelo programa Unicirco, ao lado de atrações consagradas. No picadeiro, uma equipe de cerca de 60 pessoas entre palhaços, malabaristas, trapezistas, acrobatas, músicos e bailarinos, celebra a história do circo através dos tempos numa declaração de amor ao Rio e ao Brasil.  No dia 12, Dividindo a festa com as crianças, a Unicirco vai festejar o centenário da Quinta e institucionaliza – em sessão solene com a presença do ArceBispo do Rio de Janeiro Dom Orani – o dia Nacional dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Serviço:

Projeto “Lê pra mim?”

Local: Forte de Copacabana (Praça Cel. Eugênio Franco, 1 – Ipanema)
Horários: sábados e domingos, às 17h. Até 31 de outubro.
Entrada gratuita com distribuição de 50 senhas com uma hora de antecedência
Informações: www.fortedecopacabana.com

Sessão Criança

Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – Rua Primeiro de Março, 66, Centro
Horários: sábados e domingos, às 14h. Até 31 de outubro.
Ingressos:  Entrada franca. Senhas distribuídas uma hora antes da sessão exclusivamente para crianças acompanhadas de seus responsáveis.
Classificação etária: livre
Mais informações: 21 3808.2020

Unicirco Marcos Frota
Local:
Quinta da Boa Vista (Av. Pedro II e/ Almirante Baltazar y Dom Meinrado – São Cristóvão)
Horários: Sábados, às 16h30; domingos e feriados, às 10h30 e 16h30.
Ingressos: R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Classificação etária: livre
Mais informações: 21 2562.6900

Fonte: GuiaRio