Um jeito de ver o Mundo….

ArtCena.festival.em.criação expõe Processo Criativo ao Grande Público no Rio de Janeiro

30 set 2010

Programação inédita do evento abrange
espetáculos teatrais, instalações, vídeos, coreografias, performances e debates

Em sua primeira edição, o ArtCena.festival.em.criação reunirá 15 artistas/companhias/coletivos em 34 apresentações, além de performances, conversas, encontro com companhias teatrais e exposição. O evento acontecerá de 30 de setembro a 10 de outubro, em seis pontos da cidade do Rio de Janeiro. A partir do conceito “Ativações, Passagens, Processos”, o festival pretende mostrar ao público o processo criativo nas mais variadas formas de expressão artística, ao vivo e a cores.

A realização do projeto é de Fábio Ferreira e Maria Isabel Lito, dois dos organizadores do Rio Cena Contemporânea. Os dois imaginaram o intercâmbio de artistas nacionais e internacionais de diversas mídias por meio do desenvolvimento de projetos compartilhados e condições especiais para criação e inovação de linguagens, incluindo instalações, exposições, espetáculos teatrais, vídeos, coreografias, performances, palestras e oficinas. A Direção Artística do ArtCena é de Fábio Ferreira, com curadoria convidada em 2010 de André Lepecki e Eleonora Fabião, brasileiros radicados em Nova York, ambos com ampla experiência no universo cênico e performático.

Em seus 10 dias de programação – inteiramente inédita – o evento aproximará o público do processo criativo, já que a cena será o local, não só para apresentações, mas para a criação em si. “Neste festival, o novo acontece na cara do público”, explica Fábio Ferreira. As atividades serão apresentadas em espaços artísticos convencionais, como o Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico; o Espaço Cultural Sérgio Porto; o Teatro Carlos Gomes; e o Centro de Arte Hélio Oiticica. Espaços públicos como a escadaria do Sélaron, na Lapa, e a Rua do Mercado, no Centro, também serão palco para as manifestações artísticas.

Os maiores destaques desta programação são Meg Stuart, o coletivo Pocha Nostra, Ibrahim Quraish e a companhia francesa de teatro Royal de Luxe, única atração internacional que já esteve no Brasil no projeto Cargo 92, mobilizando mais de 50 mil pessoas nos arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, cujo relevo inspirou o diretor Jean Luc a criar seus bonecos gigantes.

Considerada a maior trupe de teatro de rua do planeta, a Companhia Royal de Luxe realiza intervenções urbanas em mega escala e teve seu último espetáculo, no Chile, assistido por mais de seis milhões de pessoas. Com criações coletivas em Berlim, Pequim e Londres, durante o ArtCena.festival.em.criação, a companhia dará o pontapé inicial na parceria com o Rio de Janeiro, propondo a criação de um espetáculo com bonecos gigantes – marca registrada do grupo – para a estrear em 2014, seguindo itinerante até 2016. Quem quiser conhecer seu trabalho, tem encontro marcado no dia 7 de outubro , no Teatro Tom Jobim, das 10h às 14h.

– Também no ramo teatral, Lola Arias é a atual revelação dos festivais internacionais, o “Kike de saias” da Argentina, brinca Fábio em alusão ao talento do ator Enrique Diaz.

O espetáculo “Mi vida despues…” traz ao Brasil seis atores nascidos nas décadas de 1970 e 1980, que reconstroem a juventude de seus pais a partir de fotos, cartões, fitas, roupas usadas, histórias e memórias. No limiar entre a realidade e a ficção, este encontro de duas gerações revive o passado de forma não linear.

A coreógrafa e dançarina americana, radicada na Alemanha, trabalha em Bruxelas com sua companhia Damaged Goods. Das mais controvertidas e endeusadas coreógrafas do mundo, Meg e seu parceiro belga Alain Platel costumam apresentar inusitadas formas de estar em movimento, sendo principal atração de festivais como os de Avignon, Montreal e Nova York. No ArtCena, Meg apresentará, nos dias 9 e 10 de outubro, no Teatro Tom Jobim, “Thousand Thoughts Running (Rio Encounters)”, cujo processo de criação acontecerá de 27 de setembro a 6 de outubro.

Essência do multiculturalismo, o coletivo Pocha Nostra, que tem o mexicano Gomes Peña à frente, tem seguidores em todas as partes do mundo. No Brasil não é diferente. Apesar de discreta convocatória para seu workshop de criação no ArtCena.festival.em.criação, o coletivo atraiu mais de 90 inscrições de cinco estados do país, para apenas 18 vagas disponíveis. A oficina acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no Teatro do Anônimo. Nos dias 4 e 5, segunda e terça, o grupo apresenta “Corpo Ilícito”, no Teatro Tom Jobim, às 20h30.

A atração mais internacional da programação é, sem dúvida, Ibrahim Quraish, escritor, diretor e coreógrafo queniano, que já morou na Turquia, na Rússia, no Paquistão e em Nova York e se apropria de suas perspectivas culturais sem fronteiras em suas performances visuais. Seu processo criativo já está em andamento, em encontros no teatro da Marcenaria do Jardim Botânico e o resultado poderá ser conferido no mesmo endereço, no domingo, 3 de outubro. Já a brasileira Lia Rodrigues, umas das criadoras do Panorama de Dança do Rio de Janeiro, exibirá o filme realizado pela Cinemathèque de Danse de Paris, “Carte Blanche à Lia Rodrigues”, intercalado por palestra da própria coreógrafa. O evento está programado para sexta e sábado, dias 1 e 2 de outubro, na Sala de Conversa, na entrada do Teatro Tom Jobim.

Uma artista que promete surpreender o público do festival é a guatemalteca Regina Galindo e sua performance “Marabunta”, que sugere uma reflexão sobre a ação do homem no planeta, um ser que tudo consome e tudo destrói. A artista estacionará um automóvel numa rua da cidade e, logo em seguida, ele será desmontado por 17 pessoas, que retirarão tudo o que for possível do veículo, deixando exposta sua carcaça. A performance acontecerá na rua do Mercado (Centro), às 16h, do sábado, dia 2 de outubro.

Para viabilizar sua programação, o ArtCena.festival.em.criação contou com o patrocínio da Oi e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com apoio cultural do Oi Futuro e da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

FICHA TÉCNICA:

Patrocínio: Oi e Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
Apoio: Oi Futuro e Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura
Realização: PAN Cultural e Projéteis – cooperativa carioca de empreendedores culturais
Direção Geral: Fábio Ferreira e Maria Isabel Lito
Direção Artística: Fábio Ferreira
Curadores convidados: Eleonora Fabião e André Lepecki

Fábio Ferreira é diretor de teatro, pesquisador, professor universitário e produtor cultural, Bacharel em Artes Cênicas pela Uni-Rio, pós-graduado em em História Social da Cultura pela PUC-Rio e doutorando em Teoria Literária, na USP. Fábio foi criador e diretor geral do RioCena Contemporânea (1996-2008) e colaborador do Jornal do Brasil (1992-1993) e da revista Bravo (1996-1998) e de outras publicações. Trabalhou no Instituto Municipal de Arte e Cultura do Rio de Janeiro (Rio Arte), inicialmente como diretor da Divisão de Artes Cênica, depois como Diretor de Projetos Artísticos e Presidente da insitituição de 2001 a 2003, tendo sido responsável pela criação e gestão dos Teatros do Rio, do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e do Centro de Arte Hélio Oiticica.

Maria Isabel Lito é Bacharel em Administração (Faculdade Cândido Mendes) e tem diversas especializações na Fundação Getúlio Vargas. Em 1988, ingressou no segmento cultural através do projeto do Circo Voador e, em 1992, participou da criação e implantação da Casa da Gávea. Em 1994, assumiu a Subsecretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, sendo responsável pela regulamentação da Lei de Incentivo Fiscal Estadual. A convite do Ministério da Cultura, em 1995, participou da nova regulamentação da Lei 8313/91 – Rouanet. Em 1996, fundou a PAN, empresa realizadora de projetos culturais e, no ano seguinte, a convite do Governo da França, participou do encontro “Sejours de Culture na Maison de Culture du Monde” e deu aulas de administração e gestão cultural na escola de Formação Internacional da Unesco, em Paris. Em 2006, integrou o corpo docente do MBA da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro.

Eleonora Fabião é atriz, performer e teórica da performance. Professora Adjunta do Curso de Direção Teatral da UFRJ, onde leciona desde 1997, é Doutora em Estudos da Performance (New York University) e Mestre em História Social da Cultura (PUC-RJ). Na década de 1990, atuou como membro de grupos de pesquisa e experimentação teatral no Rio—Centro de Demolição e Construção do Espetáculo (dir. Aderbal Freire-Filho) e KO Produções (dir. Ivana Leblon). Em 2000, realizou seu primeiro espetáculo solo e direção —“Alice”— com a colaboração de Hermeto Pascoal, Waltércio Caldas, Ivana Leblon e Maysa Braga. A partir de então interessa-se pela arte da performance e gêneros híbridos. Fabião tem apresentado performances e palestras, lecionado e publicado no Brasil, EUA, Peru, México, Colômbia, França, Alemanha, Inglaterra e Noruega.

André Lepecki é Professor em Performance Studies na New York University. Doutorado pela NYU, é curador, ensaísta e dramaturgo. Trabalhou com Meg Stuart, Vera Mantero e João Fiadeiro nos anos 1990. Autor de Exhausting Dance: performance and the politics of movement (Routledge, 2006) traduzido já em seis idiomas. Organizador das antologias Of the Presence of the Body (Wesleyan UP, 2004) The Senses in Performance (com Sally Banes, Routledge 2007), e Planes of Composition (com Jenn Joy, Seagull Press 2010). Curador dos festivais Nomadic New York (2007), e IN TRANSIT (2008 e 2009) todos para Haus der Kulturen der Welt, Berlin. Premiado pela Associação Internacional dos Críticos de Arte pela sua direção e cocuradoria do ‘remake’ autorizado de 18 Happenings in 6 Parts de Allan Kaprow. Em 2009, foi Fellow do Instituto de Altos Estudos de Culturas Teatrais na Freie Universität, Berlin. Em 2010, foi cocurador do arquivo sobre dança e artes plásticas para a exposição Move:choreographing you, Hayward Gallery, Southbank Center, Londres. Desde 2003, colabora com Eleonora Fabião no projeto Wording/Palavrando.

SERVIÇO:

ArtCena.festival.em.criação – Rio de Janeiro
Data: de 30 de setembro a 10 de outubro de 2010

ESPAÇO TOM JOBIM (teatro, foyer, sala exposição, sala conversa e Galpão das Artes/marcenaria)
Endereço:
Rua Jardim Botânico, 1008
Contato: 2274-7012 espaco@espacotomjobim.com.br
Capacidade: Teatro: 500 lugares; Teatro Marcenaria: 80 lugares; Foyer: 30 lugares; os demais são de visitação

ESPAÇO CULTURAL SÉRGIO PORTO
Endereço:
Rua Humaitá, 163 (entrada pela Visconde e Silva)
Tel: 2535-3846
Capacidade: 150 lugares

TEATRO CARLOS GOMES
Endereço:
Praça Tiradentes s/n – Centro
Tel.: 2232-8701
Capacidade: 680 lugares

TEATRO DO ANÔNIMO – workshop
Endereço: Rua dos Arcos, 24 • Lapa • Térreo – Rio de Janeiro
Capacidade: 18 artistas selecionados

CENTRO DE ARTE HÉLIO OITICICA
Endereço:
Rua Luis de Camões, 68 – térreo – Pça Tiradentes – Rio de Janeiro
Capacidade: 100 pessoas

CASA DA ESCADARIA DO SELARON
Endereço:
Rua Manuel Carneiro, 36 – Escadaria do Selaron – Lapa – Rio de Janeiro
Capacidade: 10 pessoas/dia (agendamento)

RUA DO MERCADO – performance de rua
Endereço: Esquina da Rua do Mercado com Rua do Rosário –Centro
Capacidade: livre – rua

Programação completa e horários: www.artcenafestival.art.br
Preços: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Censura: 18 anos

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Fim de semana, Teatro