Um jeito de ver o Mundo….

O Saara Carioca

07 set 2010

Mercado popular no Centro também pode ser um divertido passeio

O Centro do Rio de Janeiro tem uma opção de passeio muito conhecida entre os cariocas, mas ainda pouco explorada pelos visitantes. É oSaara, o maior shopping popular a céu aberto da cidade. Formada por onze ruas, a região é um “óasis” do comércio no coração do Rio. Ao todo são 1200 lojas, formando um roteiro certo para quem quer encontrar uma variedade de produtos – de tecidos a artigos de festa – e ficar de bem com o bolso.

Mas não pense que a área recebeu esse nome por causa do calor que visita as suas ruas principalmente durante o verão, em uma homenagem ao Deserto do Saara, o maior deserto quente do mundo. A explicação é simples. Para lembrar os imigrantes árabes que iniciaram a ocupação desse pedacinho da cidade, foi criado, em 1963, o Saara, a sigla da Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega.

O charme da caminhada é observar os sobrados, que antes eram moradias e hoje são ocupados pelas lojas. Para o passeio ser mais agradável, o ideal é fugir do burburinho da região durante a semana. Se for possível, escolha um sábado para caminhar por lá, sem se esquecer que um tênis confortável e uma bolsa pequena e leve são os melhores acessórios. A cada dia, cerca de 50 mil pessoas passam pelas estreitas ruas do Saarae, aos sábados, o agito também é grande, mas o vai e vem das pessoas diminui. A época mais movimentada é o Natal, quando as lojas também estão abertas aos domingos e falta espaço para receber todo o público à procura de artigos de decoração e presentes de Papai Noel.

Em dias de sol, lembre-se do protetor solar e da garrafinha de água. Já naqueles dias de chuva, os guarda-chuvas se esbarram e dão um colorido especial para as ruelas. Faça sol, faça chuva, os vendedores de algumas lojas estão sempre dispostos a ganhar mais clientes anunciando o preço dos produtos de um jeito nada silencioso. Por isso, não se assuste com várias vozes (em alto volume) anunciando produtos e preços ao mesmo tempo. É uma competição divertida. Para complementar, a Rádio Saara também cria uma trilha sonora bem característica do lugar, com músicas e anúncios de lojas, que esbanjam criatividade.

Se a fome bater, pense em fazer um lanche. É a cara do Saara parar em uma loja bem pequena, com um balcão repleto de salgados voltado para a rua, chamando a atenção de quem passa. Como o espaço costuma ser apertado, o legal é ficar em pé e escolher um salgado, acompanhado por um guaraná natural. Para ficar completo, saboreie uma esfiha ou um quibe, tipicamente árabes.

Por estar no Centro, o Saara é de fácil acesso tanto para cariocas, quanto para turistas. Há diversas linhas de ônibus que circulam pela Av. Presidente Vargas. De metrô, desça na estação Presidente Vargas. Aos sábados, a pista da direita da Presidente Vargas, a partir da Biblioteca Pública Estadual  se transforma em estacionamento. A idéia vale a pena, mas costuma haver fila de carros aguardando vaga, o que pode acabar atrasando o passeio.

Foto: Pedro Kirilos|Riotur

Fonte: GuiaRio

Postado por:
Categorias:
Dicas, Fim de semana, História, Turismo