Um jeito de ver o Mundo….

Circuito das Artes do Jardim Botânico

24 ago 2010

Em 1998, quando o Circuito das Artes do Jardim Botânico aconteceu pela primeira vez para homenagear o 190º Aniversário do Jardim Botânico do Rio de Janeiro abrindo os ateliês do bairro para visitação, já nasceu com vocação para o sucesso.

Com a coordenação das produtoras e artistas plásticas Cattia Capistrano e Gabriella Civitate, reunindo artistas que compartilhavam do fato de seus ateliês e estúdios serem vizinhos do magnífico jardim que leva este nome, o Circuito das Artes do Jardim Botânico se firma hoje como um evento de expressão no mundo das artes e uma peça insubstituível no calendário cultural da cidade.

Este ano, já em sua 14ª edição, o Circuito acontece em dois finais de semana: dias 21 e 22 e logo em seguida, 28 e 29 de agosto. Nesse período além de abrir os ateliês do bairro para visitação, acontecerão também, palestras, workshops, oficina de percussão, apresentações musicais e  descontos em apresentações teatrais no Tablado, confirmando a vocação do circuito de englobar não somente as artes plásticas, mas toda e qualquer manifestação artística. Um evento que, a cada ano, evolui em qualidade, abrangência e dimensão, como se o oxigênio, o verde e a tranqüilidade do Jardim Botânico fornecessem a inspiração para que esta idéia pudesse crescer.

Durante os quatro dias de abertura dos ateliês, o 14º Circuito das Artes do Jardim Botânico contará com a participação de mais de 90 artistas, num total superior a 50 ateliês e estúdios que estarão abertos de 12h às 20h, com um volume de obras de artes que ultrapassa 9.000 peças de altíssima qualidade.

As exposições dos artistas variam entre pintura, escultura, gravura, aquarela, mosaico, design de móveis, cerâmica, fotografia, desenho, design de jóias, instalações, objetos contemporâneos, tecidos exclusivos para decoração e vestuário, moda, peças utilitárias e acessórios.

Este ano, devido a grande aceitação, acontecerá mais uma vez o Circuito Gastronômico, que chega a sua 5ª edição. O Circuito Gastronômico consiste em roteiro e eventos gastronômicos e contará com a presença dos chefs de cozinha dos restaurantes que participarão desse evento.

O bairro conta com a presença de dois ícones da beleza e das artes: o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que oferecerá visitas guiadas e exposições e a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, completamente revitalizada, oferecendo um trabalho voltado para crianças exclusivamente criado para o Circuito. Além disso, duas ótimas vernissagens e o Cine Lage, exibido ao ar livre.

Desde o início do Circuito, buscava-se uma oportunidade de agregar ao evento um lado social e comunitário. Uma forma de proporcionar uma porta de entrada para a arte e a cultura a quem mais precisa. E finalmente o caminho foi encontrado para levar este objetivo adiante. O evento iniciou em 2009 e deu continuidade em 2010, com um serviço voluntário na Casa Maternal Mello Mattos, no campo sócio artístico educacional, onde artistas do Circuito realizaram oficinas voluntárias na intenção de levar para as crianças e adolescentes de baixa renda desta instituição uma visão mais abrangente no setor artístico e cultural, em uma tarde de workshops de pintura, desenho, cerâmica, dança e etc.

Ainda dentro do tema crianças, o Circuito 2010 terá pela segunda vez o CIRCUITINHO, com oficinas de arte dedicadas exclusivamente ao público infanto-juvenil, visando estimular, integrar e interessar essa turminha no mundo da cultura e de todas as expressões artísticas.

Com um número sempre crescente de freqüentadores, o evento prevê este ano a visitação de mais de 20.000 pessoas interessadas em arte, cultura e gastronomia nesses dois finais de semana. O Circuito já se tornou uma tradição, reafirmando de forma cada vez mais consistente a identidade de um bairro realmente voltado para as artes. Com a adesão de um número cada vez maior de artistas de expressão e da participação de um público cada vez mais volumoso, o evento movimenta significativamente o ambiente de arte e cultura no Rio de Janeiro.

Confira toda a programação em: www.circuitodasartes.com.br

CIRCUITO DAS ARTES DO JARDIM BOTÂNICO
Local: Jardim Botânico
Dias: 21, 22, 28 e 29 de agosto
Horário: 12h às 20h
Sites: www.circuitodasartes.com.br / www.jbrj.gov.br

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Fim de semana