Um jeito de ver o Mundo….

O Nordeste Carioca

24 jul 2010

Conheça a Feira de São Cristóvão

Um passeio pelo bairro imperial de São Cristóvão pode revelar uma viagem ao Nordeste brasileiro, conhecido por suas belas praias, que encantam visitantes de diversos países. Essa ensolarada região do país tem um pedacinho especial no Rio de Janeiro – o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas -, localizado no Pavilhão do Campo de São Cristóvão. Esse encontro de tradições acontece desde a década de 40, quando caminhões pau-de-arara vindos de vários estados do Nordeste chegavam ao Campo de São Cristóvão trazendo retirantes nordestinos para o trabalho na construção civil.

Lá nesse início, a festa rolava do lado de fora do Pavilhão e já trazia o sabor da comida nordestina e o som dos variados ritmos da Música Nordestina Brasileira (MNB), como forró, xote, baião, entre tantos outros. Foram 58 anos até a feira entrar para o pavilhão e o que era um ponto de encontro entre conterrâneos virou um ponto turístico. Conhecido por muitos como Feira de São Cristóvão, o local atrai, hoje, cerca de 250 mil pessoas por mês.

Entrar no pavilhão é ver, sentir e ouvir a cultura dessa terra “arretada”. Há dois palcos para shows, pistas de dança para o bom “arrasta pé”, restaurantes especializados na gastronomia local e lojas de artesanato e ingredientes de culinária. Ao todo são 700 barracas, distribuídas em ruas internas, batizadas com os nomes dos nove estados da região (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe). Importantes personagens da história local também serviram de inspiração para nomear as cinco praças – Padre Cícero, Frei Damião, Mestre Vitalino, Câmara Cascudo e Catolé da Rocha – e os palcos João do Vale, Jackson do Pandeiro e Pinto Monteiro.

Ao andar por esses espaços, qualquer um pode notar que cada canto tem sempre uma boa música rolando. É interessante e divertido observar (e ouvir) como cada barraca tem uma trilha sonora ininterrupta. São horas seguidas de MNB, entre outros ritmos, e o volume não é nada discreto. O que essa mistura de sons provoca é um “barulho” musical que se tornou uma das principais características da feira. Os palcos também recebem shows dançantes e o difícil é ficar parado na pista de dança.

Falando em gastronomia, alguns pratos são imperdíveis, como a carne de sol com aipim, a feijoada à alagoana, o cozido à baiana, o mocotó e o bobó de inhame. A maioria dos restaurantes tem uma decoração especial, com cores e imagens nordestinas, e alguns funcionários trabalham caracterizados. O legal é poder levar para casa alguns quitutes doces, como cocada e o bolo de aipim, além de farinha e manteiga de garrafa, que é um acompanhamento tradicional dos pratos salgados.

Em julho e agosto, a Feira apresenta a “São João da Feira” – a festa junina do Campos de São Cristóvão. É a chance de pular fogueira com 15 grupos de forró, 40 quadrilhas, brincadeiras juninas, entre outras atrações extras, em uma programação que garante muito folclore para cariocas e turistas. Na última sexta-feira, dia 23, a atração principal foi a música sertaneja do cantor Leonardo e, na semana seguinte (dia 30), o requebrado fica por conta de Elymar Santos.

As brincadeiras como pau-de-sebo, bumba-meu-boi e quebra-pote são realizadas aos domingos, na Praça Catolé da Rocha, sempre entre 13h e 15h. Entre as quadrilhas que se apresentam estão a Sampaio (com 50 anos de festas), Calor na Bacurinha (grupo da 3ª idade) e a tradicional Gonzagão, a quadrilha da Feira de São Cristóvão. As apresentações acontecem às sextas e sábados, das 20h às 21h,e aos domingos, entre 18h e 20h. Só a Gonzagão entra em dois horários especiais – 12h e 14h – também às sextas, sábados e domingos. Até o final da festa, no dia 01 de agosto, todos os dias também serão dedicados às tradições de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Serviço:

Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas
Endereço: Campo de São Cristóvão, S/Nº, Pavilhão de São Cristóvão – Bairro de São Cristóvão
Horários de funcionamento: de terça a quinta, das 10h ás 18h; sexta, sábado e domingo (das 10h de sexta até 20h de domingo)
Informações: 2580-5335 ou www.feiradesaocristovao.org.br

Fonte: Guia Rio

Foto: Pedro Kirilos|Riotur