Um jeito de ver o Mundo….

Rio Design Leblon promove exposição fotográfica Nova York de Passagem

31 mai 2010

Rio Design Leblon abre as portas para um aperitivo cultural. Fred Schiffer, fotógrafo documentarista carioca, com vasto currículo em mostras fotográficas, é um mestre na arte de retratar o cotidiano de pequenas e grandes metrópoles, sempre com ótimas surpresas. Ao escolher Nova York, que exerce fascínio sobre turistas de todo o mundo, Fred não mediu distâncias e não economizou sensibilidade ao disparar mais de mil fotos em sua Nikon, em apenas um dia de visita.

Esse ritmo alucinante foi coroado por muito dinamismo e informação visual, embora o olhar desse brasileiro cadenciasse a íris por lugares tradicionais, como o coração de Nova York, Times Square, fachadas dos teatros da Broadway, as principais ruas e planos diferenciados dessa cidade, numa rara exposição de fotografias. Para produzir a exposição “Nova York de Passagem”, que ocorrerá no Rio Design Leblon, de 18 a 27 de junho, Fred Schiffer selecionou 12 painéis.

Fred percebeu que, após os ataques de 11 de setembro de 2001, a população daquela cidade está muito mais solidária: “Os verdadeiros nova-iorquinos estão paradoxalmente mais abertos e simpáticos. A cidade não mudou seu ritmo, mas perdeu o orgulho de ser indestrutível”, explica esse profissional, que já atuou em outras frentes de trabalho, no extinto jornal Ãsltima Hora e, como professor, no Centro Universitário de Fotografia da PUC-Rio e na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

A maior cidade americana sob as lentes de Fred Schiffer – A mostra “Nova York de Passagem” destacou uma cidade pelo avesso, sem a tecnologia tão conhecida, mas com suas personagens comuns: palhaços, estátuas humanas, mímicos, pintores, trabalhadores orbitando em paisagens do cotidiano urbano, gente humilde dormindo nos quadriláteros da Times Square, intelectuais em plena interiorização literária pelo Central Park, rumo aos museus, o vaivém de gente rica e pobre sob as luzes dos painéis luminosos, além de partidas de basebol. Fred contempla suas fotos enquanto reflete sobre o valor de cada uma delas, após a maratona: “Quando registro imagens, penso que esses momentos podem extrapolar as lentes para uma viagem interplanetária, guardada no subconsciente de cada ser humano, independentemente do lugar aonde fotografei” , relata Fred.

Veja aqui algumas das fotos e outras informações sobre essa exposição.

Serviço:

Exposição fotográfica Nova York de Passagem

Abertura: dia 18 de junho, às 20h.
Visitação: De 18 de junho a 27 deste mês, de segunda a segunda, das 10 às 22h.
Local: No 1º piso do Rio Design Leblon
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 270, Leblon, RJ.
Entrada franca.
Informações: (21) 3206.9100
Site: www.riodesign.com.br

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Fim de semana, História