Um jeito de ver o Mundo….

A Semana de Museus

20 mai 2010

A Semana Nacional de Museus começou e o Rio de Janeiro faz parte da agenda brasileira de eventos. Este ano, o tema é Harmonia Social e o objetivo é promover a integração das instituições com o público.

Semana de Museus
O Ministério da Cultura criou a Semana de Museus para descentralizar os eventos do dia 18 de maio e ampliar as programações. A gente se alinha a esta política. E, este ano, estamos ampliando as atividades. A comemoração da Semana Nacional de Museus é um estímulo à discussão, à reflexão, ao respeito à diversidade cultural e social. O museu não existe mais como um espaço apenas contemplativo. Ele se transformou em uma ferramenta de integração social, de mudanças. O museu precisa perder o estigma de ser elitizado, de ser um espaço apenas para intelectuais, acadêmicos e pesquisadores. Precisamos trabalhar na formação de público.

E as comunidades dos morros cariocas também estão participando desta ação de cultura. Lajes do complexo do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo – que receberam Unidade de Polícia Pacificadora no final do ano passado – estarão em festa esta semana com sessões de cinema, oficinas, feira de artesanato, contadores de
história e apresentações musicais. Veja aqui a programação: www.museudefavela.com.br

Programação da Semana Estadual de Museus

Museu Carmem Miranda – Flamengo

21/5 – 10h30 – Oficina: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Trabalho do museu com os CAPS. Oficina promove a inclusão dos frequentadores dos CAPS, reafirmando a condição do museu como espaço público e social.

23/5 – 14h – Apresentação escola de samba mirim Império do Futuro

Museu do Primeiro Reinado – São Cristóvão

22 e 23/5 –10h às 16h – Circuito Cultural do Bairro Imperial

Com ponto de partida na Quinta da Boa Vista, seguirá por vários museus do bairro. Fazem parte do circuito o Museu Nacional, Museu de Astronomia e Ciências Afins, o Museu Militar Conde de Linhares, o Centro Cultural Maçônico, Museu do I Reinado/Casa da Marquesa de Santos e Clube de Regatas Vasco da Gama, todos com entrada franca e atividades especiais


Colégio Estadual Aurelino Leal

20/5 – 15h – Apresentação da orquestra da Grota do Surucucu

No fim da apresentação ocorrerá debate com a plateia

Inauguração da exposição A quatro mãos

A exposição terá serviço de mediação para portadores de deficiência visual

21/5 – 15h – Apresentação do grupo Chorando Baixinho da Escola de Música Villa-Lobos

Casa de Oliveira Vianna – Fonseca

20/5 – 15h30 – Orquestra da Grota do Surucucu

Fonte:  www.imprensa.rj.gov.br