Enchentes no Rio de Janeiro
O governador Sérgio Cabral falou por telefone sobre as enchentes no Estado do Rio de Janeiro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no início da tarde desta quinta-feira (12/11). Lula garantiu a Cabral e ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, os recursos necessários – por meio de uma Medida Provisória a ser editada – para atender os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Paraná, prejudicados pelas fortes chuvas. Serão destinados R$ 400 milhões para socorro, reconstrução e prevenção aos quatro estados.
Cabral anunciou também duas medidas de emergência para a população atingida: o aluguel social e a montagem imediata – ainda nesta quinta-feira (12/11) – de um Hospital de Campanha, em Belford Roxo. O governador lembrou que o estado tem investimentos da ordem de R$ 360 milhões em obras de limpeza e dragagem nos rios Botas, Sarapuí e Iguaçu, e que nas localidades onde ocorrem as obras não houve problemas com as enchentes.
Os recursos para o aluguel social, que vão ser repassados pelos municípios a pessoas temporariamente impedidas de voltar para suas casas, serão destinados pelo Governo do Estado para as prefeituras de Belford Roxo e Duque de Caxias, as cidades mais prejudicadas. Em relação ao Hospital de Campanha, Cabral informou que o equipamento acabou de ser comprado pelo governo e será utilizado imediatamente nesta emergência. A unidade terá capacidade para atender até 500 pessoas por dia e será instalada no CIEP Vinícius de Moraes, que fica na Rua Isitiba, s/n°. Parque Colonial – Lote 15 – Belford Roxo.
As medidas foram tomadas durante reunião, na tarde desta quinta-feira, no Grupamento de Operações de Produtos Perigosos (GOPP) da Reduc, em Caxias. Além de Cabral, Geddel e do vice-governador Luiz Fernando Pezão, participaram do encontro a secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente; o secretário de Estado de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado, coronel Pedro Machado; e os prefeitos de Belford Roxo e Caxias, Alcides Rolim e José Camilo Zito. A reunião aconteceu depois de um sobrevoo de Cabral e Geddel na Baixada Fluminense, região mais atingida pelas chuvas.
Fonte:
Comunicação Digital
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8833779586311892140
Posts recomendados
- Postado por:
- Visão Carioca
- Categorias:
- Cidadania, Investimento, Meio Ambiente