Um jeito de ver o Mundo….

Christmas Festival 2009/2010

06 nov 2009

Christmas FestivalO maior evento de arte contemporânea de rua do mundo, onde artistas plásticos, designers, arquitetos artesãos, pessoal de criação, carnavalescos e estilistas apresentam com muita criatividade os melhores 50 presépios em tamanho natural, dos projetos selecionados pela curadoria convidada pela Escola de Belas Artes da UFRJ.

No dia 22 de novembro, no Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo será montado um altar onde o novo Arcebispo da Cidade, Dom Orani João Tempesta celebrará uma missa campal e ao seu término acenderão ao mesmo tempo em toda a cidade, os 50 presépios.

Os 50 presépios escolhidos ficarão expostos em praças públicas, shoppings, aeroportos e nos pontos mais movimentados da cidade.

No final da mostra, haverá um leilão ou venda dos presépios, onde a renda será revertida em prol de algum projeto social da cidade expositora e da “Obra Social do Estado do Rio de Janeiro”, Rio Solidário.

No mesmo local em seguida, será encenado o Musical Presépio Vivo, com o Grupo Teatral RessuciArte e convidados. O musical será uma montagem dramatúrgica combinando música, canções, dança e diálogos falados, onde todo o quadro cênico será projetado da forma mais aproximada possível do relato que originou a comemoração dos festejos natalinos, o nascimento de Cristo.

Como pontos culminantes serão realizados o show ecumênico com Padre cantor Fábio de Melo e cantor(a) Gospel, com participação da Banda dos Fuzileiros Navais, e o show de encerramento com a dupla de cantores Leonardo e Daniel.

O que é o Festival

O Christmas Festival será a maior exposição em céu aberto de Presépios Natalinos em tamanho natural do mundo, com obras exclusivas que serão elaboradas por artistas brasileiros de renome, convidados pela Curadoria da exposição, e por artistas selecionados pela mesma Curadoria a partir de chamada pública nacional para apresentação de projetos.

As obras serão expostas em pelo menos 50 pontos diferentes da cidade do Rio de Janeiro durante o período de novembro de 2009 a início de janeiro de 2010. Estes pontos de exibição incluem praças e outros locais públicos, shopping centers e aeroportos. Haverá um circuito frequente de visitação aos presépios, feita em ônibus de turismo devidamente caracterizados.

Haverá um grande evento de lançamento da exposição no Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, onde será celebrada uma Missa Inaugural organizada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, seguida de uma encenação teatral tradicional de grande porte do Presépio Natalino ao Vivo.

Durante o período da exposição acontecerão apresentações de teatro de pequeno porte, tradicionais e infantis, sobre a história do Presépio Natalino, em shoppings e outros locais, além de atividade com contadores de contos Natalinos.

Além dos 50 presépios em tamanho natural construídos pelos artistas, também serão colocados em locais estratégicos e de grande visibilidade da cidade, pelo menos 3 presépios gigantes (figura em pé de 3m de altura).

O evento abre inúmeras possibilidades de excelente visibilidade para as marcas de empresas patrocinadoras de diversos segmentos, por um período de 1 mês e meio, na época do Natal, ao mesmo tempo embelezando a cidade e democratizando a cultura.

Abertura Oficial das Comemorações Natalinas do Rio

A Abertura Oficial das Comemorações Natalinas do Rio de Janeiro ocorrerá em 22 de novembro de 2009 na Praia de Copacabana e transformará o Natal do Rio de Janeiro no maior Natal do Brasil.

A programação começará com um Ato Ecumênico conduzido pelo Arcebispo do Rio de Janeiro Dom Orani João Tempesta, juntamente com as lideranças de outras religiões que comemorarão pela primeira vez o Natal em conjunto.

Ao término do Ato Ecumênico todos os 50 presépios em tamanho natural do Festival de Presépios 2009 do Christmas Festival, confeccionados por artistas plásticos brasileiros, expostos em praças públicas de toda a cidade serão iluminados ao mesmo tempo, dando início à exposição.

Entre os locais de exposição estão incluindas as comunidades carentes escolhidas pela CUFA (Central Única das Favelas) junto com a Globo Rio: Complexo do Alemão, Rocinha, Cidade de Deus, Sapo e Madureira. A Globo Rio entrou como parceira no projeto por considerar seus objetivos sócio-culturais-religiosos, extremamente relevantes para a sociedade carioca.

Em seguida será apresentado o Musical Presépio Vivo, com o Grupo Teatral RessucitArte e convidados. O musical será uma montagem dramatúrgica combinando música, canções, dança e diálogos falados, onde todo o quadro cênico será projetado da forma mais aproximada possível do relato que originou a comemoração dos festejos natalinos, o nascimento de Cristo.

Como pontos culminantes serão realizados o show ecumênico com o Padre cantor Fábio de Melo e cantor(a) Gospel, com participação da Banda dos Fuzileiros Navais, e o show de encerramento com a dupla de cantores Leonardo e Daniel.

Programação do Evento de Abertura (Palco na Praia de Copacabana)

Ato Ecumênico 19h30 às 20h15
– Dom Orani João Tempesta e representantes de outras religiões (convidados pela Arquidiocese)

Musical Presépio Vivo20h30 às 21h
– Grupo teatral RessucitArte (e convidados)

Show Ecumênico21h às 22h
– Padre Fábio de Melo e cantor(a) Gospel (e Banda dos Fuzileiros Navais)

Show de Encerramento22h às 23h
– Cantores Leonardo e Daniel

CHRISTMAS FESTIVAL 2009/2010
Temporada: 22/11/2009 a 06/01/2010
Site: www.christmasfestival.com.br

Postado por:
Categorias:
Dicas