Um jeito de ver o Mundo….

Rio recebe mostras e festivais de games

05 out 2009

Oi Futuro Games Festival, SBGames e Prêmio Nave agitam a cidade em Outubro

Oi FuturoNa semana de 5 a 11 de outubro, o Rio de Janeiro será a capital dos games no Brasil. Idealizada pelo Oi Futuro e PUC-Rio, a cidade ganha uma semana de atividades inteiramente dedicada a jogos e entretenimento digital interativo. Nesse período, ocorrem dois circuitos que se entrelaçam: Oi Futuro Games Festival e o SBGames 2009 – VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – , na PUC-Rio. Com o tema Pensando na Convergência, o maior congresso acadêmico de Games do Brasil acontece pela primeira vez no Rio.

A semana do Oi Futuro Games Festival inclui ainda uma mostra de cinema _ filmes inspirados no universo dos games, na linguagem dos mundos virtuais e na interatividade_; um ciclo de palestras sobre cadeia produtiva de games e uma edição especial do Descolagem no Nave – Núcleo Avançado em Educação; e uma tenda do Oi Futuro no SB Games, espaço no Campus Gávea da PUC-Rio. O Oi Futuro e a PUC apostam num aprofundamento da discussão em torno do tema central: Educação & Tecnologia.

“Toda a programação do Oi Futuro Games Festival teve como inspiração principal o Nave, uma escola que pensa de forma ampla e diferente a formação do jovem, introduzindo as novas tecnologias de comunicação e informação no dia a dia da sala de aula. Os alunos são preparados para o mercado de trabalho da cadeia produtiva digital. Daí a idéia de premiar as principais iniciativas que envolvem a indústria de games no Brasil”, explica George Moraes, vice-presidente do Oi Futuro.

No Oi Futuro, a partir do dia 5, acontece uma série de workshops e exibições com a temática do entretenimento digital interativo. Em outubro, no Oi Futuro (Flamengo – 7/10 e 8/10), teatro do Oi Futuro (Ipanema – 6/10 a 11/10), no Nave – Núcleo Avançado em Educação (Tijuca – 7/10 a 9/10) e Ponto Cine (Guadalupe – 6/10 a 11/10), será realizada uma mostra gratuita de cinema, com exibição dos melhores filmes inspirados no universo dos games, no mundo virtual e na interatividade. Algumas das sessões nesse circuito de cinema são precedidas de debates sobre o filme e do jogo em questão.

No dia 6/10, o Nave apresenta mais uma edição do Descolagem. Com curadoria do jornalista Beto Largman, o evento terá a participação de dois palestrantes estrangeiros: Glenn Entis (co-fundador da PDI, ex-Dreamworks, ex-SVP Electronic Arts) e Dante Anderson (ex-SEGA, KUMA Games, Diretor de séries History Channel e Animal Planet).

De 8/10 a 10/10, funcionará a Tenda NAVE Oi Futuro, um espaço climatizado erguido no Campus Gávea da PUC-Rio, com a exposição de Tecnologias Emergentes e o Edu Lounge _ o lounge da Educação _, onde ocorrerão palestras, mini-cursos, mini-debates e demonstrações de tecnologias e sistemas interativos que alinham entretenimento e educação.

No dia 9/10, no Scala, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio NAVE (www.oifuturo.org.br) e do Festival de Jogos Independentes (www.puc-rio.br/sbgames09), que premiarão os melhores jogos independentes e comerciais, assim como os melhores desenvolvedores de games e de produtos de entretenimento digital interativo do Brasil.

SBGames

De 8 a 10 de outubro, a PUC-Rio vai sediar o SBGames 2009. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o apoio da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (ABRAGAMES) e do Oi Futuro. O congresso será coordenado pelos professores da PUC Bruno Feijó, do Departamento de Informática, e Maria das Graças Chagas, do Departamento de Artes e Design.

Este ano, o evento será formado por quatro trilhas científicas: Computação, Artes e Design, Indústria e Cultura; dois festivais: Mostra de Arte e Festival de Jogos Independentes; e uma feira da indústria.

O SBGames 2009 tem suporte das agências do governo: BNDES, CNPq, CAPES e FINEP.

PROGRAMAÇÃO OI FUTURO GAMES FESTIVAL

·        Descolagem # 5

A quinta edição do Descolagem apresenta Glenn Entis e Dante Anderson, dois veteranos da indústria de games que compartilharão suas experiências, reflexões e dúvidas com a plateia.

Glen Entis traça um retrospecto da história da animação, desde as pinturas e as primeiras obras, passando pela incrível técnica desenvolvida pelos artistas dos estúdios de Walt Disney – capazes de criar a “ilusão de vida nas telas” –, até os personagens interativos “nascidos” em computadores e que estão hoje presentes em inúmeros videogames.

Dante Anderson explica como os avanços nas mídias digitais estão favorecendo o surgimento de novos tipos de diversão, como games transmídia, entretenimento locativo (com o uso de tecnologia GPS) e jogos em redes sociais.

A entrada gratuita. Os interessados em participar devem enviar, a partir do dia 28 de setembro, uma mensagem para descolagem@oi.com.br com o título Quero Participar e no corpo da mensagem informar nome, idade e ocupação. Como o número de inscrições é limitado, enviaremos uma mensagem confirmando o convite.

Dia 6 de outubro, às 15h
Nave – Rua Uruguai, 204, Tijuca
(21) 2572 5750

·        Tenda Nave Oi Futuro

Numa área climatizada de 250 metros quadrados, sob os Pilotis da Puc-Rio, a Tenda concentra dois ambientes para demonstrações de tecnologias emergentes e sistemas interativos que alinham entretenimento e educação.

O primeiro é o Tecnologias Emergentes, onde haverá a exibição de aplicativos e jogos para diferentes mídias e plataformas além de conteúdo de entretenimento e educação, incluindo protótipos inovadores. O segundo, chamado Edu Lounge, é um espaço informal para palestras, debates, oficinas e cursos.

A Tenda tem espaço para 120 pessoas e o acesso é por ordem de chegada. Confira a programação: www.oifuturo.org.br

Dias 8, 9 e 10 de outubro, das 9h às 18h
Puc-Rio – Pilotis
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
(21) 3527-1001

·        Mostra de Cinema

A mostra exibirá os melhores filmes inspirados no universo dos games, nos mundos virtuais e na interatividade. Algumas das sessões nesta mostra de cinema são precedidas de debates sobre o filme exibido e a convergência dos games com a linguagem do cinema. Serão exibidos desde filmes emblemáticos como Metropolis e Blade Runner, até os mais contemporâneos, como  Matrix, Final Fantasy VII e a trilogia de Resident Evil.

A entrada é franca e o acesso é por ordem de chegada. Confira a programação: www.oifuturo.org.br

Filmes e Debates

Dias 7 e 8
Oi Futuro – Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
(21) 3131-3060

De 6 a 11/10
Oi Futuro – Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema
(21) 3201 3000

De 7 a 9/10
Nave
Rua Uruguai, 204, Tijuca
(21) 2572 5750

De 6 a 11/10
Ponto Cine
Guadalupe Shopping – 1º Piso
Estrada do Camboatá, 2.300 – Guadalupe
(21) 3106-9995 / 3106-0886

·        Cadeia Produtiva em Discussão

Ciclo de palestras sobre a cadeia produtiva da indústria de jogos no Nave – Núcleo Avançado em Educação, onde, no Rio de Janeiro e em Recife, concentra-se a pesquisa e a formação de jovens estudantes de ensino médio em programação de games, conteúdo para TV digital e roteiro interativo.

Durante o Festival, o Nave vai abrigar especialistas em Game Design, Game Art, Sound Design, Roteiros e Engines de Programação.

A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail palestrasnave@oi.com.br.

Confira a programação: www.oifuturo.org.br

Dias 5, 6, 7, 8 e 9 de outubro
Nave
Rua Uruguai, 204, Tijuca
(21) 2572 5750

Sobre o Oi Futuro

Presente em várias cidades do país, o Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Os programas do instituto têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais. São mais de 3 milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, NAVE, Conecta e Novos Brasis. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços cultural no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

Postado por:
Categorias:
Cinema, Dicas, Evento, Fim de semana