Um jeito de ver o Mundo….

Programa “Olá Turista!” capacitará profissionais para a Copa do Mundo

27 ago 2009

olá TuristaO Ministério do Turismo, em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio e a Fundação Roberto Marinho, lançará nesta quinta-feira (27/8) o programa Olá Turista!. A ideia é oferecer aos profissionais das áreas de Turismo e Hotelaria cursos gratuitos de idiomas pela internet. As capacitações ajudarão na preparação do efetivo turístico para a Copa do Mundo de 2014. A iniciativa começará no Rio de Janeiro e em Salvador, e se expandirá para as cidades que sediarão o evento esportivo e os principais destinos turísticos do Brasil.

O programa romperá a barreira da língua, que impede que uma grande parte dos turistas estrangeiros visite o país. O Olá Turista! promoverá cursos de inglês e espanhol para cerca de 80 mil profissionais. Taxistas, artesãos, recepcionistas, telefonistas, barraqueiros e guias turísticos serão beneficiados pelo projeto. Além das aulas à distância, os alunos terão à disposição tutoria, biblioteca virtual e roteiros de atividades customizadas de acordo com a região e o setor onde atuam. A qualificação terá duração de um ano. A primeira etapa do programa é uma aplicação-piloto, que começa em setembro.

– Temos como vantagens a hospitalidade, a alegria e o jeito de superar as dificuldades da língua para receber bem os visitantes. O que precisamos trabalhar mais é a capacitação. Acho que uma das dificuldades do setor é a língua. Há outros temas importantes, como os gargalos na área da infraestrutura e no setor aéreo portuário brasileiro, que serão trabalhados em paralelo – explicou o ministro do Turismo, Luiz Barretto, durante entrevista à rádio CBN, na manhã de hoje (26/8).

O Ministério do Turismo está identificando, junto com a iniciativa privada, os setores que mais precisam de qualificação. O programa Olá Turista! também oferecerá cursos de reciclagem. A Fundação Roberto Marinho realizará, até dezembro, aulas sobre as metodologias dos cursos de idiomas. A segunda etapa do projeto, que acontece em janeiro, será a implementação completa da capacitação. Até 2014, a ação educacional desenvolverá três módulos complementares: básico, regional e profissional. A meta é levar os cursos para as salas de aula.

– A sinalização bilíngue das ruas é um tema fundamental, por isso estamos fazendo um trabalho de sinalização turística nas doze cidades que servirão de sede para a Copa e nos 65 principais destinos do país. Outra questão importante é a sinalização de pontos de ônibus e estações de metrôs. A grande vantagem do Rio na área do Turismo é a integração entre o governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes e a iniciativa privada – ressaltou o ministro do Turismo.

Para os alunos com dificuldades no acesso à internet, o programa criará parcerias com telecentros. Serão disponibilizadas salas de conexão em pontos estratégicos das cidades contempladas pelo projeto. Os participantes contarão ainda com orientadores para aprenderem a utilizar a tecnologia e as ferramentas de navegação na web. Com a ajuda do Canal Futura, o programa irá estimular e mobilizar a adesão dos interessados através de chamadas e programas audiovisuais.

Site: www.olaturista.org.br

Fonte: Imprensa.RJ

Postado por:
Categorias:
Emprego, Esporte, Evento, Investimento, Turismo