Um jeito de ver o Mundo….

I Mostra Carioca de Pipas

12 ago 2009

I Mostra Carioca de PipasA Secretaria Municipal de Cultura vai promover no dia 16 de agosto, domingo, das 10h às 15h, a I Mostra Carioca de Pipas. Reconhecendo a importância desta brincadeira de socialização, praticada por crianças e adultos, o evento quer voltar a difundir uma das atividades lúdicas mais populares da cidade.

A atividade compreenderá oficinas de Pipas com os seus orientadores ensinando como confeccionar sua própria: uma estrutura rígida de bambu ou plástico que é armada com linhas e fitas adesivas para suportar um corpo plano de papel, pano ou plástico que tem a função de asa, sustentando a Pipa.A rabiola, adereço colorido feito de fitas plásticas finas ou de papel, fica presa na parte inferior da Pipa para proporcionar estabilidade. Além disso, será exibido o vídeo Empinar Pipas, com uma abordagem pedagógica, dos perigos e as inadequações do uso do Cerol.

A pipa pode ser utilizada como instrumento de integração social e aprendizado pedagógico pelas escolas e demais instituições públicas. Um dos grandes desafios desta brincadeira popular é encontrar locais apropriados para a sua prática. Esta dificuldade faz com que diversos pipeiros acabem brincando nas ruas, avenidas e praças em meio, muitas vezes, às redes de telefonia e próximos a áreas eletrificadas. Vão participar da Mostra pipeiros de locais, como São Carlos, Mineira, Turano, Tijuca, Santa Teresa, Centro, Praça Onze, Providência, Pinto e Saúde.

I Mostra Carioca de Pipas – OlimPipas
Endereço: Estácio (Estação do Metrô)
Data: 16 de agosto, domingo
Horário: 10h às 15h
Grátis

Fonte: SMC

Postado por:
Categorias:
Dicas, Evento, Fim de semana